Notícias

08/07/2019

Rua Theresina Sogari Mattana

       Na sessão desta segunda-feira, 08 de julho, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 022/2019, de autoria da Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), que denomina de Rua Theresina Sogari Mattana, uma via pública localizada no bairro São Cristóvão, no município de Flores da Cunha. O projeto pretende prestar homenagem a uma pessoa de grande envolvimento comunitário, a qual participava com afinco dos trabalhos sociais e religiosos da localidade de São Cristóvão, deixando essa marca como exemplo para seus familiares e amigos. A escolha do nome também teve o consentimento dos moradores da referida via, mediante abaixo assinado apresentado juntamente com o projeto. A denominação da via também proporcionará aos moradores o direito de terem um endereço correto, registrando o número de suas residências para entrega de correspondências, além de possibilitar a instalação de empresas, entre outros benefícios que a denominação da rua trará para a organização urbana do município.  

 

 

Quem foi Theresina Sogari Mattana?

 

Theresina Sogari Mattana, nascida em 05/03 de 1928 casou-se com Raimundo Joaquin Mattana em 11/12 de 1947, com quem teve 6 filhos: Maria Lourdes, Moacir Antônio, Jorge Luiz, Sérgio Jacob, Jacó e Suzete.

Raimundo morreu aos 48 anos deixando sua esposa Theresina, com seus filhos ainda pequenos, porém, a vontade de lutar por eles prevaleceu e ela conseguiu cria-los e educa-los muito bem.

Terezina foi muito guerreira, dedicada, trabalhadora e de muita fé, sendo sempre muito participativa em sua comunidade, como exemplo, o Clube de Mães São Cristóvão, Clube de Mães Simpatia, onde auxiliava fielmente nos trabalhos religiosos e no desenvolvimento daquela comunidade. Muito simpática participava com frequência de teatros e era conhecida como Xuxa, pois divertia a todos, deixando também esse legado cultural a todos que a conheceram.

Com o passar dos anos e muita luta daquela mãe sozinha, que muitas vezes deixou de aproveitar sua vida para dar o melhor a seus filhos, teve o prazer de acompanhar o casamento dos filhos e a construção de suas famílias, Família Unida por uma grande corrente de amizade entre seus descendentes, que guardam como maior ensinamento da nona Teresa, a religião, a união e o respeito a todos.

Conhecida como nona Tereza pelos filhos e netos era considerada a “choca”, porque gostava de ter todos debaixo de suas asas” Atitude típica da proteção. Controlava tudo e todos, muito carinhosa, religiosa e sempre de bem com a vida, disse a nora Leo.

Como uma típica italiana, Lembramos aqui algumas expressões usadas costumeiramente pela nona Tereza: quando não concordava com algo:“la nona in carriola”, quando queria elogiar uma criança: “que bela pupina”, quando não tinha outra solução: “bém, bém”...Inclusive adorava cantarolar a música: ...Que bela pupina que ga lá milanesa...

Theresina Sogari Mattana faleceu em 25 de julho de 2017, deixou 6 filhos, 16 netos e 2 bisnetos, que continuam o legado deixado por ela.

 

Galeria de Imagens