22/05/2017

Abertura do Procon e agilidade no início das obras da VRS-814 foram pauta do vereador César Ulian....

Na sessão desta segunda-feira, 22 de maio, o vereador César Ulian (PP), trouxe um texto do advogado florense Fernando Foss, que retrata a realidade política do país.

O que aconteceu com o Brasil?? Ou melhor, o que não aconteceu!? Desde os primórdios esse país foi explorado, levaram nossas riquezas por anos a fio, ainda assim, o país se desenvolveu. Fomos colonizados por diferentes povos e etnias e isso fez com que o Brasil se tornasse um país miscigenado, diferente, harmonioso. O que não esperávamos eram os rumos que a democracia tomaria. Assusta ver o país há anos dominado por bandidos, corruptos, pessoas desonestas. Anoja e nos da repudio ouvir todos os dias, notícias de desvios de verbas públicas, pagamento de propina para se obter vantagem, desmandos de governos norteados pela ganância e o poder. Contrastando a essas desmoralizantes notícias, vemos cidades abandonadas, pessoas vivendo em meio a esgoto, crianças sem ter o que comer e não frequentando regularmente as escolas, idosos moribundos sucumbindo em filas gigantescas em postos de saúde e hospitais. Empresários tendo que transformarem-se em mágicos na busca da manutenção da saúde financeira de suas empresas, as quais empregam e produzem riquezas. Quanta instabilidade!! Meu Deus, a que ponto chegamos!! Não falo aqui só da classe política, falo aqui do ser humano que se utiliza da política para satisfazer seus egos e seus luxos ou muitas vezes luxúrias. Falo aqui daqueles que não se solidarizam com a desgraça alheia e que, por conta de dinheiro e poder, ultrapassam qualquer limite, seja da ética, da moral ou do direito alheio. E o que mais assusta, é que muita gente defende o indefensável, por puro fanatismo, sem a mínima logica ou coerência, um fanatismo idiota e doentio. A sociedade Brasileira está doente, enferma, piorando a cada dia. O remédio?? Sim, existe, pasmem, temos cura!! Comecemos a educar melhor nossos filhos, é em casa que aprendemos o certo e o errado, é em casa que aprendemos a sermos pessoas de bem, a termos caráter, a sermos honestos, a valorizarmos as pessoas e nos preocuparmos com o próximo. Devemos ensinar que a honestidade talvez não te deixe rico, mas te deixará bem com sua consciência, poderás deitar-se na cama e ter o sono dos anjos. Devemos ensinar que vivemos em um país continental, com milhões de pessoas e assim, devemos respeitar a cada um. Nós pais, temos essa missão para salvar o país, cabe a cada um de nós mostrarmos aos nossos pequeninos o caminho do bem, e devemos ser exemplos, pois não basta apenas falar, a criança aprende com exemplos. Só assim, quem sabe, teremos uma sociedade melhor e, consequentemente, uma classe política que se possa respeitar!”

Para Ulian, esse texto pode ser um desabafo, mas acima de tudo é a fala de alguém que ainda acredita e tem esperança. O vereador destaca a importância da honestidade na política, uma vez que antes de serem presidentes, senadores, deputados, os representantes federais foram vereadores, líderes de bairros, fabriqueiros em suas comunidades, pais e mães de família. “Não tenho duvida que a mudança vem daqui para cima, formando uma nova geração, só assim mudaremos essa realidade”, enfatiza Ulian.

O edil reportou-se à edição de 12 de maio de 2017 do Jornal O Florense, que trata sobre a abertura do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão cujo objetivo é informar e orientar o consumidor sobre seus direitos e deveres. De acordo com dados trazidos, Flores da Cunha integra os 84,7% das cidades do país que não contam com o serviço. Para o vereador, com o Procon muitas coisas poderiam ser resolvidas sem passar pelo poder judiciário, como a resolução de problemas de compra de produtos ou serviços, complicações com empresas de telefonia, entre outras situações.

Ulian destacou que o atendimento do Procon no município é a nível estadual, e que cidades vizinhas, como Caxias do Sul não podem intervir nas questões do município florense. Assim como São Marcos e Garibaldi que possuem o número de habitantes semelhantes a de Flores da Cunha, e que já possuem uma unidade de atendimento do Procon. O edil reportou-se aos inúmeros pedidos, inclusive a realização de uma audiência pública (setembro/2015), oriunda do Poder Legislativo, reforçando a instalação do Procon, bem como a implantação do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor – órgão que dá suporte financeiro ao Procon Municipal e do Conselho de Defesa do Consumidor - responsável pela formulação das diretrizes e da política municipal de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor. O vereador reforçou a necessidade de abertura do órgão, uma vez que a criação do Procon diminuiria em até 50% a demanda do Fórum de Flores de Flores da Cunha, que por sua vez está abarrotado de processos.

O vereador falou também do prazo para início da obra de melhorias da VRS-814, estrada que liga Flores da Cunha a Nova Pádua. Conforme os meios de comunicação (jornal O Florense e Pioneiro), o contrato para a recuperação de 12 quilômetros da rodovia foi assinado em 09 de março de 2017, deste então nada ocorreu, e as chuvas dos últimos dias contribuíram para agravar ainda mais o trecho, que está intransitável. Diante do fato, o vereador informou que estará protocolando um requerimento direcionado ao Governador do Estado, solicitando esclarecimentos, prazos e agilidade para esta obra.