28/07/2021

Barp aborda desafios da agricultura

Vereador destaca trabalho dos produtores rurais

No grande expediente da sessão da última segunda-feira, dia 26, o vereador Ademir Barp (MDB) utilizou o tempo con cedido pelo colega Horácio Natalino Rech (PSB). O parlamentar discursou sobre a agricultura, destacando a importância do trabalho no campo e a evolução das pesquisas e tecnologias na área.

O vereador frisou que por trás do sucesso econômico de uma nação como o Brasil, estão os homens do campo que são a força humana nesse país. “Eles trabalham em silêncio, lutam sem parar por melhorias desde o preparo do solo até a colheita. Muitos são responsáveis pela geração de emprego e renda construindo a riqueza do nosso povo. São vários profissionais em um só, pois plantam, empreendem, inovam e administram”, disse.

Barp apresentou dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017. No RS, 294 mil estabelecimentos (80,5%) foram classificados como de agricultura familiar, detendo 25,3% das áreas. Os homens predominam no trabalho familiar, sendo 61%. Entre os trabalhadores familiares, 28,45% têm entre 55 e 65 anos; então a gente vê também que está envelhecendo o nosso agricultor; 23,87% estão entre 34 e 45%; 6,43% têm entre 25 e 35 anos e com menos de 25 anos, somente 1,24% dos trabalhadores. “Nossa agricultura está envelhecendo e o nosso jovem também está procurando outros meios de vida e as nossas propriedades estão ficando cada vez mais fragilizadas pela mão de obra. Então são dados preocupantes”, manifestou o vereador.

O vereador destacou ainda a comemoração das datas alusivas aos agricultores e motoristas, realizada no distrito de Otavio Rocha, com a 47ª festa da colônia. “É o reconhecimento a quem produz e de quem transporta o alimento para todas as pessoas. O evento foi realizado dentro dos protocolos de segurança devido a pandemia, mas nem por isso com menos importância e brilho. Tratores e máquinas que são usados no dia a dia nos trabalhos de várias culturas, uva, morango, pêssego, ameixa, milho, cebola, alho e outras culturas que fazem da nossa agricultura diversificada e destacada”, afirmou.