14/02/2023

Barp busca solução para transporte público no interior

Vereador comentou dificuldades de deslocamento de estudantes e comunidades de Mato Perso

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 13, o vereador Ademir Barp (MDB) discutiu sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Flores da Cunha, no interior do município, em relação ao transporte público. Ele pontuou que a frota dos veículos dos municípios é grande, o que dificulta a manutenção e prestação de serviços, principalmente nas linhas do interior. “Já aprovamos projetos de incentivo e de auxílio às empresas que prestam serviço de transportes urbanos aqui no nosso município. O nosso quarto distrito lá do Mato Perso vem enfrentando já alguns anos esse problema”, afirmou o vereador.

Barp ressaltou que a falta de transporte público prejudica estudantes, especialmente aqueles que estudam à noite e precisam acessar a faculdade em outros municípios. “Os estudantes do turno da parte da noite também não têm transporte para irem à faculdade. Não é possível que não possamos ter um transporte para o quarto distrito”, enfatizou o vereador.

O emedebista apontou que já foram solicitadas medidas para resolver o problema, mas a resposta dos responsáveis é sempre a mesma. “Não temos demanda de passageiros, as linhas não se sustentam, ninguém quer prestar o serviço, as empresas têm dificuldades”, destacou. Por isso, Barp propõe uma parceria entre os municípios próximos, a fim de solucionar o problema.

Ele ainda frisou que já existe uma proximidade entre o distrito de Mato Persa e o território de Farroupilha, e que uma parceria para facilitar o transporte para os estudantes e usuários cotidianos seria uma solução. “Por que não haver essa interação também para o transporte já que é necessário passar por Farroupilha? A  gente sabe que tem a Metroplan que tem as suas regras e que também às vezes dificulta e impede esse tipo de ação, mas a gente acredita que possa ver uma solução, uma saída”, concluiu o vereador.