13/11/2023

Câmara aprova recursos para construção da sede da Guarda Civil

Moção de apoio a Brigada e Bombeiros também foi votada

Na sessão ordinária da desta segunda-feira, dia 13, o legislativo florense aprovou dois projetos de lei e uma moção de apoio. O primeiro PL, de nº 052/2023, visa a troca de configuração das áreas institucionais e de recreação na comunidade de São Gotardo. A outra proposta aprovada, nº 059/2023, tem como objetivo destinar R$751.500,00 para a construção da sede da Guarda Civil do município. Os vereadores também acataram a Moção de Apoio à reivindicação dos policiais da Brigada Militares e Corpo de Bombeiros, a reposição das perdas inflacionárias de 32% de seus salários.

Durante o grande expediente o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) defendeu a Moção de Apoio de sua autoria que visa a reposição das perdas inflacionárias de 32% nos salários dos policiais da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. O parlamentar destacou a falta de reajustes nominais nos últimos cinco anos, resultando em uma significativa redução do poder de compra e apontou a disparidade entre os índices de reposição concedidos aos servidores militares e os aumentos dos salários de autoridades estaduais. Além disso, Dalcero ressaltou o compromisso dos profissionais de segurança. No final, aproveitou para informar sobre o investimento das bancadas e vereadores na pavimentação dos dois quilômetros da pavimentação inaugurada em Mato Perso, no final de semana.

O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) abordou três temas importantes durante seu discurso. Primeiramente, destacou o processo de municipalização da escola estadual Antonio Soldatelli, de Nova Roma, ressaltando a decisão da comunidade e do executivo em favor da municipalização da Escola Antônio e ainda sobre o intuito de municipalizar também a escola Pedro Cecconello, de São Gotardo. O vereador mencionou ainda a inauguração da pavimentação asfáltica de Mato Perso, elogiando a participação expressiva da comunidade no evento. Por fim, defendeu o projeto para a reforma da praça na comunidade de São Gotardo, argumentando sobre a necessidade de proporcionar uma área de lazer adequada para a população local.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) encerrou seu último discurso do ano destacando sua atuação em defesa do setor produtivo, com ênfase na valorização do agricultor e condições de trabalho na colônia. Forlin destacou projetos relevantes para o município, como a pavimentação do Pátio da Comunidade de São Martinho e de Mato Perso, ressaltando o apoio financeiro da Câmara, especialmente do MDB. O vereador enfatizou suas indicações para melhorias urbanas e defendeu o planejamento urbano para cidades inteligentes. O parlamentar destacou seu compromisso com a saúde, apresentando valores de emendas destinadas nos anos anteriores. Forlin abordou com emoção a nova lei dos taxistas, representando sua categoria e homenageando seu pai. O vereador também anunciou a apresentação de um projeto especial para os pets nos próximos dias.

Confira as propostas aprovadas:

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 052/2023, que desafeta e Afeta bens públicos – Área de Recreação Verde e AUP – Área de Uso Público pertencentes ao Loteamento Residencial Bella Itália.

Autoria: Poder Executivo

Entenda: A proposta visa a troca de configuração das áreas institucional e de recreação, visando um melhor aproveitamento das estruturas existentes. As melhorias beneficiam a comunidade de São Gotardo e a reorganização possibilitará mais atividades no local, sem alterar as áreas totais originais, apenas sua destinação.

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 059/2023, que inclui o Projeto 1536 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III DA Lei de Diretrizes Orçamentárias e, autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 751.500,00.

Autoria: Poder Executivo

Entenda: O valor será destinado à construção da sede da Guarda Civil Municipal junto ao Núcleo de Extensão Escolar, com o intuito de viabilizar as atividades da Secretaria de Segurança Pública, promovendo operacionalização, monitoramento, controle e segurança 24 horas, visando tornar o município mais seguro.

MOÇÃO Nº 17/2023 de Apoio à reivindicação dos policiais da Brigada Militares e Corpo de Bombeiros, por reposição das perdas inflacionárias de 32% de seus salários a ser encaminhada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite e ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Estadual, Sr. Vilmar Zanchin.

Autoria: Vitorio Francisco Dalcero (MDB)