01/08/2022

Câmara autoriza recursos de repavimentação de trecho da Júlio de Castilhos

Denominação de rua em São Gotardo e homenagem de Mérito Florense também foram aprovadas

Na sessão ordinária desta segunda, dia 1º de agosto, a Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou dois projetos de lei e um projeto de Decreto Legislativo. O PL 056, do vereador Clodo Rigo (Progressistas) determina de Rua Salerno uma via de São Gotardo. O PL 058, do Executivo, autoriza um crédito de R$ 1,2 mi para repavimentação de um trecho da Rua Júlio de Castilhos. Já o projeto de Decreto Legislativo, da vereadora Silvana De Carli, tem o intuito de homenagear o agricultor Alfeu Scortegagna com a Medalha Mérito Florense.

Nesta segunda, tomou posse a suplente progressista, a vereadora Maria de Fátima Finger Krüger, já que o vereador Diego Tonet solicitou licença de 1º a 30 de agosto.

No grande expediente a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) falou sobre a obra de repavimentação da Júlio de Castilhos. A vereadora comentou também  viagem do prefeito a Brasília para participar de um evento do Sebrae de apoio a micro e pequenas empresas, buscar conhecimento para aplicar no município por meio da Sala do Empreendedor.

O vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) trouxe explicações sobre os Fundos Partidário e Eleitoral. O vereador destacou que conforme pesquisou no site do TSE, o Fundo Partidário é destinado à manutenção dos partidos políticos e é distribuído mensalmente, já o Fundo Eleitoral é voltado exclusivamente ao financiamento de campanhas eleitorais e é distribuído somente no ano da eleição. O emedebista destacou ainda a passagem do Dia do Colono e do Motorista nesta segunda-feira, homenageando a classe.

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) comentou sobre seu “melhor dia como vereador”, que credita à visita realizada no dia 27 de julho, guiada pela subsecretaria de cultura Nata Francisconi, ao Casarão dos Veronese. O parlamentar destacou a história viva dos imigrantes italianos que há no lugar e a riqueza e detalhes da história relatados na visita.

Confira as proposições e suas justificativas

Projeto de Lei nº 056/2022: Denomina de Rua Salerno uma via pública localizada no Travessão Esmeralda e no Travessão Cavour, no município de Flores da Cunha.

Autoria: Clodomir José Rigo (Progressistas)

Entenda: A proposta justifica que a denominação foi escolhida pelos moradores e segue o padrão de nomes de ruas já definido em São Gotardo. “Salerno” faz referência a uma cidade italiana, que possui 133 mil habitantes e fica localizada a 54 km de Nápoles e 266 km de Roma.

Projeto de Lei nº 058/2022: Inclui o Projeto 1676 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias e, autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 1.288.000,00.

Autoria: Poder Executivo

Entenda: A proposta cria rubrica de despesa específica para a repavimentação de um trecho da Rua Júlio de Castilhos. Será efetuada a repavimentação com asfalto (CBUQ) no trecho entre a Rua Dom Finotti e a Rua 25 de Maio, totalizando 8.450m².

Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2022: Concede a Medalha Mérito Florense ao Senhor Alfeu Scortegagna.

Autoria: Silvana De Carli (Progressistas)

Entenda: A proposta visa homenagear Alfeu Scortegagna, agricultor e contador de histórias, pelos relevantes trabalhos de preservação da história e da cultura local, desenvolvidos em Flores da Cunha. Além de ter participação assídua nas comunidades da Linha 40 e do Travessão Alfredo Chaves, também é uma pessoa singular e de grande importância para a preservação da história e da cultura de Flores da Cunha. Entre uma conversa e outra mantém vivas suas memórias e história da comunidade, propaga conhecimentos e participa da construção da identidade local.