14/06/2021

Câmara entrega moção de congratulações à Vinícola Scopel

Homenagem foi prestada a Lourdes Vacari Scopel e seus filhos Isete, Neudir, Flavio e Manila

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, realizada nesta segunda-feira, dia 14 de junho, foi aprovada e entregue a Moção nº 016/2021, de Congratulações à Lourdes Vacari Scopel, extensiva aos seus filhos Isete, Neudir, Flavio e Manila Scopel, em homenagem aos 50 anos de fundação da Vinícola Scopel.

Conforme o autor do documento, vereador Diego Tonet (PROGRESSISTAS), por tudo o que a Vinícola Scopel vem construindo no município de Flores da Cunha, e também o que ainda será construído, é uma justa homenagem. “A Vinícola Scopel em seus 50 anos de atuação não cansou de se reinventar. Sempre atenta às demandas e dificuldades do mercado, mistura a arte com o negócio como uma forma de identidade. A inovação está no sangue de Isete, Neudir, Flavio e Manila, que estão à frente da Scopel sempre buscando preservar o legado de seus pais, amparados pelos valores construídos ao longo de sua história, e inspirados pela simplicidade e pelo trabalho árduo dos fundadores”, defende o vereador.

Fruto de uma paixão, talento e muito trabalho, a Vinícola Scopel foi fundada em 1971 por Reny Luiz Scopel e sua esposa Lourdes Vacari Scopel. Foram tempos de muito trabalho quando tinha que se fazer tudo e de forma manual: colhia-se a uva, elaborava-se o vinho, e engarrafava-o. Depois, destaca o vereador, Seu Reny pegava o caminhão e saia para vendê-los nas estradas deste imenso Brasil. “Foi seu entusiasmo e força de vontade que tornou possível a superação de muitos obstáculos a fim de levar aos seus consumidores o prazer, a alegria e a felicidade de degustar vinhos e sucos de excelência em qualidade. Foram 50 anos de muitas provas, diversos desafios superados, várias moedas, presidentes, planos econômicos, instabilidades econômicas e agora a pandemia causada pelo novo coronavírus. Graças a Deus, e com muita fé, união, espírito inovador e desbravador, a família conseguiu superar estes obstáculos sempre aprendendo com os erros e acertos”, narra Tonet.

Hoje, a Vinícola Scopel é uma empresa consolidada e que muito contribui com a economia de Flores da Cunha. Sua capacidade produtiva alcança quase cinco milhões de litros de vinho, além de produzir em torno de 400.000 kg de uvas em seus próprios vinhedos. O atendimento chega a todos os estados brasileiros. De norte a sul a empresa leva o nome da nossa cidade com sua linha de excelentes produtos que hoje conta com aproximadamente 100 rótulos. Em maio deste ano, em comemoração ao cinquentenário,  foi lançada uma nova linha de vinhos finos, com a marca Agarena, de safra 2017. Além disso, projeta-se para este ano uma nova e moderna linha de envase, melhorando ainda mais a qualidade e aumento na produtividade em torno de 35%. Também haverá a implantação da energia solar, assumindo o compromisso com meio ambiente na produção de uma energia limpa e sustentável. Para 2023, a Scopel  pretende finalizar o projeto de obras que visa enaltecer o enoturismo e possibilitar que o turista possa visitar as caves, degustar os vinhos, conhecer todo o processo de elaboração e, claro, levar os vinhos para todos os cantos do país.