11/07/2022

Câmara entrega Moção de Congratulações pelos 50 anos do Coral Nova Trento

Proposta assinada pelo vereador Vitorio Francisco Dalcero teve aprovação unanime

Nesta segunda-feira, dia 11, a Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou a Moção, de autoria do vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB), que congratula o presidente do Coral Nova Trento, Severino Bulla, e a todos os integrantes e aos ex-integrantes do grupo, pelo cinquentenário de fundação, comemorados no dia 19 de junho de 2022. A homenagem foi entregue no final da sessão.

O emedebista defende a homenagem pela trajetória musical do Coral Nova Trento, que teve seu surgimento estimulado para perpetuar as canções populares e sacras, bem como as melodias italianas nas festas de capelas e comunidades. Dalcero lembra que a ideia inicial partiu do empresário Eloy Kunz, que propôs a criação de um coral italiano, e assim surgiu um ainda pequeno grupo, com integrantes na comunidade. “O grupo fundador do era composto por dez integrantes, aos poucos foi ganhando novos integrantes, chegando a alcançar mais de 30 componentes, sob a regência do maestro Félix Natal Slaviero, que permaneceu no comando do grupo por mais de 40 anos”, destacou.

O Coral Nova Trento começou a ganhar visibilidade ao ter suas canções transmitidas para o Estado do Rio Grande do Sul pela TV Piratini, no evento de inauguração da piscina da Pousada Galo Vermelho. “A primeira apresentação oficial ocorreu no Salão Paroquial em um evento do Lions Club. Em 1973 o Coral se apresentou em Porto Alegre e Esteio. Em 1975 em Nova Milano, nas comemorações alusivas ao centenário da imigração Italiana e na festa da uva em Caxias do Sul”, narrou o vereador.

Dalcero frisou que, além do estado do Rio Grande do Sul, o Coral Nova Trento se apresentou em Santa Catarina, Paraná, Bahia e Pernambuco. Em São Paulo, no teatro Záccaro, gravaram seis músicas que foram exibidas pela TV bandeirante no Programa “As Italianíssimas”. “Numa demonstração de amor ao ato de cantar o Coral Nova Trento, ultrapassou as fronteiras brasileiras, indo se apresentar na Argentina, Estados Unidos e Itália, onde tiveram a oportunidade de cantar na Praça de São Pedro muito próximo ao Papa João Paulo II”, acentuou. Desde 2016 a regência do Coral está sob a responsabilidade da maestrina Cibele Tedesco.

Com um repertório de duzentos cantos, um grupo de 16 componentes, dois ensaios mensais, o Coral Nova Trento se mantém vivo na tarefa de preservar a cultura italiana por meio do canto Coral. “Deste modo, reconhecendo a importância do Coral Nova Trento para Flores da Cunha, esta Casa Legislativa se associa a comemoração, oportunidade em que se congratula com todos os atuais e ex-integrantes, pelo belíssimo trabalho desenvolvido em prol da preservação da cultura italiana”, finalizou.