02/03/2023

Comissão do Idoso lança campanha Seu Imposto Fica Aqui

Evento ocorreu nesta quinta na Casa Legislativa

A Câmara de Flores da Cunha, por meio da Comissão Especial Idoso, lançou nesta quinta-feira, dia 2, a campanha “Seu Imposto Fica Aqui”. Com o intuito de criar uma mobilização para que os tributos gerados pelas pessoas físicas e jurídicas do município fiquem no município em benefício dos Conselhos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. O evento contou com palestra com o analista tributário da Receita Federal do Brasil e representante regional de Cidadania Fiscal da RFB na 10RF (RS), Gilson Cesar Borges de Almeida. O evento será no dia 2 de março, às 18h30, no plenário da Casa Legislativa.

Conforme Almeida, em 2022, foram destinados R$ 97.990,00 por pessoas físicas, mas se todos doarem, o município pode atingir o valor de R$ 806.66,00. Se tratando de pessoas jurídicas o valor pode atingir R$ 993.140,00. No ano passado foram destinados R$ 368 mil.

No final do encontro foi realizada uma prestação de contas pelos presidentes do Conselho Municipais do Idoso, Hermes Oliboni, e pela presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Thayrine Naffin.

*Como pessoas físicas podem ajudar*

Destine até 6% do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e para o Fundo Municipal do Idoso. Quando preencher a declaração de Pessoa Física, no modelo completo, selecione o fundo e o programa vai calcular o valor a ser recolhido. Pague o documento de arrecadação de receitas federais (Darf). Este valor será descontado da quantia devida ao IR. Se você tiver restituição a receber, o valor pago será somado a sua restituição. Assim, destinar impostos ao fundo não vai lhe custar nada.

A realização tem a parceria do Centro Empresarial, a CDL, o COMDICA e o CDI.