03/12/2019

Dezembro Verde: Vereador cria projeto de conscientização sobre o abandono animal....

Na sessão desta segunda-feira, 02 de dezembro, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) usou a tribuna para apresentar seu requerimento para realização de sessão solene em homenagem à Fante Indústria de Bebidas, que irá comemorar 50 anos, em janeiro de 2020.

Na oportunidade, Rigo fez defesa ao projeto de lei que institui o “Dezembro Verde”, mês de combate ao abandono animal, uma vez que, mesmo considerado crime, este ato acontece com frequência na cidade, principalmente entre os meses de dezembro a fevereiro, quando ocorre o período de férias. Diante desta realidade, organizações não-governamentais (ONG’s), protetores e ativistas da causa animal criaram essa campanha e o mês de dezembro foi escolhido porque justamente no dia 10 de dezembro ocorre o Dia Internacional dos Animais.

De acordo com o Vereador, até novembro, o Município auxiliou a entidade protetora de animais com ração, 375 castrações, além de material de limpeza e manutenção do canil municipal cedido para a entidade, totalizando R$204 mil. No entanto, para o vereador, é necessário que a Prefeitura realize campanhas objetivando a conscientização contra o abandono de animais e a adoção consciente, pois somente desta forma o número de animais abandonados nas ruas e maltratados irá diminuir no município, já que animais sem lar são um problema social e ambiental, pois acabam se tornando foco de doenças, já que reviram lixo buscando alimento, podem atacar pessoas, correm risco de morte por atropelamento ou envenenamento, podem sofrer maus tratos e passam frio, fome e sofrimento. Existe no Brasil uma população canina de 55,2 milhões e uma felina de 22 milhões, segundo estimativas do IBGE.

Rigo lamentou que muitas das obras e ações contidas na metas para serem executadas em 2019, não foram cumpridas pelo Poder Executivo. Diante desse contexto, o edil se manifestou favorável às "emendas impositivas" para a esfera municipal, pois é uma forma dos vereadores estarem a frente da comunidade em defesa de seus direitos e principalmente de suas necessidades. A lei das emendas impositivas já utilizada pelos deputados e senadores,  que por sua vez, são responsáveis por estabelecer  o que e quanto será gasto pelo Governo anualmente.