05/07/2024

Eduardo Fachin será homenageado com o título de Agricultor Destaque 2024

Florense receberá o certificado em sessão solene a ser realizada no dia 25 de julho, data em que celebramos o colono e o motorista

Tendo nas mãos as ferramentas do trabalho, da dedicação e da aprendizagem, o agricultor Eduardo Fachin, 41 anos, está colhendo os frutos do cuidado com a terra e da vontade de fazer sempre o melhor por meio de um reconhecimento único. O florense, da localidade de Nossa Senhora do Carmo, foi escolhido para receber o Certificado de Agricultor Destaque 2024, de acordo com o Decreto Legislativo no 057 de 7 de abril de 2020.

Filho de Mário e Maria Helena Giachelin Fachin, com 74 e 78 anos, respectivamente; Eduardo Fachin nasceu em 4 de setembro de 1982 e é o caçula entre os dois irmãos, Cesar Fachin, 51, e Paula Fachin Manica, 48. Ele despertou o interesse pela agricultura desde cedo, ainda na infância ajudava a família a cuidar dos parreirais, anos depois, auxiliou nas tarefas que envolviam o plantio e a colheita do alho.

O tempo foi passando e a ideia de permanecer no interior só ganhava força. Isso motivado, também e especialmente, pelo irmão, uma vez que os dois trabalham juntos até os dias de hoje. Eduardo casou-se com a farmacêutica Tania Tonello Fachin, de 38 anos, com a qual teve a pequena Antônia Tonello Fachin, de quase 8 meses.

O carro-chefe da família é o plantio de alho da variedade Chonan, nos 13 hectares de terras arrendadas, no município de Ipê. Segundo Fachin, como o alho funciona em um ciclo que se trabalha o ano inteiro – uma vez que o plantio ocorre em julho, a colheita em dezembro e é necessário mais um mês para a secagem e aproveitamento do bulbo – no período de entressafra é possível conciliar a produção com a da uva.

A cultura da uva é mantida até como uma forma de preservar as tradições já que o pai de Eduardo teve uma cantina, há alguns anos. A família possui 4,2 hectares de uvas comuns, sendo 1,2 da variedade Isabel precoce e o restante Bordô.  De toda a forma, os parreirais são muito importantes pois possibilitam continuar com uma pequena propriedade e escalonar as produções dentro da agricultura familiar, além de realizar a rotação de cultura, nas terras em Ipê, para conseguir se manter produtivo todo o ano, afinal, o foco por lá é a qualidade e a sanidade das plantas.

O florense vê o fato de ter sido escolhido como Agricultor Destaque 2024 como um incentivo para continuar investindo na agricultura, em meio a tantos desafios diários e, além disso, espera que esse prêmio sirva de motivação para que outras pessoas se mantenham nesse segmento tão fundamental, que faz a economia de nosso país girar e colocar comida na mesa das pessoas.

Eduardo Fachin será agraciado com o título de Agricultor Destaque em sessão solene, a ser realizada no dia 25 de julho, às 19h, na Casa Legislativa Raymundo Paviani (Rua São José, 2500, Centro), na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, data em que celebramos o colono e o motorista. A sessão também será transmitida pelo YouTube da Câmara de Vereadores.

O processo

A escolha do nome do Agricultor Destaque 2024 ocorreu no dia 24 de abril, data em que a Comissão Especial reuniu-se na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha e avaliou os seguintes critérios, estabelecidos pelo Decreto Legislativo nº 057, de 7 de abril de 2020: ter o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento; aproveitar melhor o uso tecnológico; fazer uso racional e de forma adequada de insumos agropecuários; ter boa participação, devidamente comprovada, em eventos destinados à agropecuária (cursos, palestras, seminários, etc); apresentar boa produtividade, criatividade e diversificação em suas atividades; preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas na propriedade; fazer a destinação correta das embalagens de agrotóxicos e dejetos produzidos na propriedade, e; utilizar práticas que incentivem o jovem a permanecer no meio rural. A Comissão Especial foi composta por um representante da Câmara de Vereadores florense (vereador Diego Tonet); da Secretaria Municipal da Agricultura (secretária Deise Giotto); do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (presidente Ricardo Pagno); do Conselho Municipal da Agricultura, (Daniel Ulian); do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Franciele Zorzi), e; da Emater (Clarissa de Quadros).

O comunicado oficial ao Agricultor Destaque escolhido, Eduardo Fachin, foi feito no dia 6 de junho, pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, Diego Tonet (Progressistas), pelo integrante da Comissão e também vereador, Luiz André de Oliveira (Republicanos), além da Secretária da Agricultura, Deise Giotto; pelo presidente do STR, Ricardo Pagno, e; pelo representante do Conselho Municipal da Agricultura, Jamur Mascarello.