03/04/2023

Flores da Cunha terá Estrada Mansueto Molon, na Linha 100

Vereadores foram unânimes na aprovação da proposta

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Flores da Cunha desta segunda, dia 3, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 014/2023, que denomina de Estrada Mansueto Molon uma via pública localizada na Linha 100.

No grande expediente, o vereador Horácio Natalino Rech (PSB) refletiu sobre a reação das pessoas às mudanças e citou a implantação do sistema Binário, como exemplo, já que algumas pessoas se adaptaram com facilidade e outras ainda não aprovaram a alteração. O vereador lembrou que agora está em discussão o plano de mobilidade que, segundo Rech,  já deveria ter sido aplicado há muito tempo. O vereador chamou atenção para a frota de veículos, que de acordo com o DETRAN registra aproximadamente 25 mil veículos, considerando que muitos automóveis são emplacados em outras cidades e estados, o total se aproxima de um veículo por pessoa.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas), em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, comemorado no dia 2 de abril, apresentou uma retrospectiva de ações defendidas pela vereadora dentro da causa, como a participação do grupo TEAMAR na Tribuna Livre, as indicações de sua autoria de incluir atividades para autistas no Núcleo de Extensão Escolar, a sugestão do contrato de monitores para salas de aula, treinamento para professores, readequação das placas de sinalização para pessoas com deficiência, implantação do M-CHAT nas UBSs para diagnóstico precoce, entre outras. Silvana destacou ainda a criação da Comissão Especial dedicada às PCDs e o aumento da emissão de carteirinhas, que é realizado pela assessoria da bancada progressista.

O vereador Diego Tonet (Progressistas) defendeu o projeto de sua autoria, aprovado na sessão. Para o progressista, além de denominar a via, a proposta visa homenagear Mansueto Molon, que foi morador da região. Filho de imigrantes italianos, a família de Mansueto trabalhava na produção de uvas e vinhos, criava animais e comercializava produtos agrícolas. Ele foi sócio fundador do Hospital Fátima e primeiro presidente da Sociedade Hospitalar. Um homem sempre disposto a ajudar a comunidade.