26/04/2022

Forlin destaca trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Vereador homenageou entidade pelos 60 anos

No grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 25, o vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) aproveitou para defender a homenagem de seu autoria que congratula o Sindicato Rural pelo aniversário de 60 anos. O parlamentar falou da importância da classe dos trabalhadores rurais e da representação e luta do sindicato.

O emedebista, que defendeu a causa da agricultura diversas vezes na tribuna, reiterou seu zelo, admiração e parceria pela classe. “Venho da agricultura, meus pais vieram, meu avô e hoje eu permaneço lá. Gostaria que as gerações que viessem, pudessem, da mesma forma aprender, ter uma profissão, do amor ao trabalho, saber de onde vem aquilo que se bota no prato , além de todas as outras oportunidades que o trabalho na agricultura te proporciona como pessoa, como crescimento, como uma evolução”, frisou.

Forlin destacou a trajetória do sindicato e suas contribuições para a comunidade. Conforme relatado, no início dos anos 1960 os agricultores sentiram a necessidade de organização e defesa da categoria. Assim, começaram a surgir grupos com a finalidade de coordenar, defender, representar e buscar melhores condições de vida e de trabalho. E em 27 de abril de 1962, reunidos no salão paroquial, um grupo de 87 agricultores decidiu fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Em 28 de novembro de 1962, foi obtido um dos maiores avanços da organização, que foi o reconhecimento da entidade através da carta sindical, passando assim a ser o órgão representativo da categoria dos Trabalhadores Rurais”, destacou.

O vereador relatou ainda outras conquistas da categoria e da instituição como a criação do Funrural, com a participação de 0,5% sobre as vendas, aposentadoria para o homem aos 65 anos de meio salário mínimo, pensão para as viúvas, igualdade de direito entre o homem e a mulher, aposentadoria aos 60 anos de idade para os homens e 55 anos para as mulheres, pensão para os viúvos, acidente de trabalho, auxílio doença e salário maternidade. Todos estes benefícios no valor de um salário mínimo e com direito a 13º salário.

O vereador frisou ainda que hoje a entidade atua de forma exemplar e participa de várias ações desenvolvidas em parceria com outras entidades visando a defesa dos interesses da categoria e do seu quadro social composto por mais de 4.000 associados. “Por isso, o nosso Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua é considerado um dos mais atuantes e representativos da categoria à nível de país. “A gente sabe o quanto esse pessoal trabalha, o quanto esse pessoal se dedica para poder dar uma vida digna, uma vida mais honrada e, da mesma forma, uma qualidade de vida melhor para os filhos, para os netos e as próximas gerações que vierem a suceder. Olir parabéns, continue com seu trabalho, que é de grande resultado”, finalizou.