28/10/2022

Legislativo florense recebe encontro do Parlamento Regional da Serra Gaúcha

Presidentes das Câmaras da região debateram sobre saúde

Nesta sexta-feira, dia 28, a Câmara Municipal de Flores da Cunha recebeu a reunião mensal do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. O principal tema do encontro foi a Saúde Pública da região, com o intuito de debater as obras e a infraestrutura do Hospital Geral de Caxias do Sul, que afeta os municípios atendidos pelo SUS em Caxias.

Foram debatidas as formas de aporte à saúde da região, assim como a necessidade de os 48 municípios, que compõem a 5ª Coordenadoria, aportarem recursos financeiros para atendimento na alta complexidade, que têm Caxias do Sul como referência, especialmente para a conclusão das obras no Hospital Geral. “Ou seja, juntar recursos dos municípios que compõem a Serra Gaúcha para a conclusão das obras, o que também gerará uma dificuldade entre os municípios, pois hoje o Município não é responsável pela alta complexidade. Mas sim, fazer uma forma de parceria e dar recursos para investimento”, explica Boscari. Para o presidente do legislativo florense é uma questão que deve ser debatida mais profundamente. “Hoje municípios menores já arcam com o primeiro atendimento, com a atenção básica, e baixa e média complexidade, sendo que a alta complexidade deve ser papel do Estado em aportar recursos para esses hospitais referência, como é o caso do Hospital Geral, em Caxias do Sul”, compreende.

Outro tema bastante discutido foi a implantação do sistema de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon), desenvolvido pela Procempa, que deverá ser implementado na região a partir de dezembro. O sistema possibilita a regulação de consultas que a partir do cadastro no sistema, passa a organizar os atendimentos priorizando os casos mais graves independente da cidade onde o paciente esteja.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Legislativo Florense, Angelo Boscari Junior (PDT), e após, foi conduzido pelo presidente do parlamento Regional da Serra Gaúcha, Gelsomir Corassa (PDT). Estiveram na reunião, representantes dos legislativos de Bento Gonçalves,  Caxias do Sul, Veranópolis, Guabiju, São Marcos, Antônio Prado e Carlos Barbosa. Entre as autoridades do município, marcaram presença, o prefeito municipal César Ulian, a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, a diretora financeira do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Cristiane Zin, a diretora administrativa, Andreia Francescato Vignatti e os vereadores florenses Clodomir José Rigo (Progressistas), Diego Tonet (Progressistas), Silvana De Carli (Progressistas), Ademir Barp (MDB), Vitorio Dalcero (MDB) e Horácio Rech (PSB). A coordenadora da 5ª Coordenadoria de Saúde, Solange Sonda, também esteve no encontro.