13/07/2021

Luizão comenta retomada das aulas presenciais durante a pandemia

Vereador destacou ainda importância da vacinação em massa

Durante o grande expediente, da sessão da Câmara desta segunda-feira, o vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) falou sobre a pandemia e a retomada efetiva da educação com esperança da volta da normalidade com a vacinação em massa.

Conforme o vereador, a rotina escolar é uma das mais importantes a serem retomadas. “A pandemia alterou o rumo do ano letivo de milhões de estudantes de todo o Brasil. Desde março de 2020 que escolas, universidades e profissionais estão buscando formas de se reinventar para que a vida acadêmica não fique prejudicada”, frisou. O vereador comentou a protagonização das plataformas digitais neste momento como uma necessidade imediata que encontrou muitas instituições ainda despreparadas.

Para o parlamentar, o sucesso da reabertura das atividades presenciais depende das escolas serem capazes de seguir as orientações de saúde pública, já que até o final deste ano letivo, ainda não há previsão de todos os alunos estarem vacinados.  “Sabemos que há uma série de medidas de segurança. Ninguém eliminará completamente o risco da COVID-19, mas a ação conjunta pode reduzi-la de modo significativo”, destacou.

O vereador colocou ainda que apesar de todo esforço de inovar e utilizar as plataformas digitais, a atividade presencial ainda é mais eficiente. “Isso porque as escolas oferecem mais que apenas conteúdos acadêmicos. Para as crianças e adolescentes, ir a escola não tem apenas a ver com aprender a ler, escrever e usar a matemática, lá os alunos aprendem habilidades sociais e emocionais, fazem exercícios físicos e tem acesso a cuidados com a saúde e outros serviços de apoio”, refletiu.

Para Oliveira é importante que as escolas possam oferecer maior apoio psicológico aos estudantes durante a pandemia. “Tão importante quanto debater as medidas de segurança no retorno às aulas é também falar sobre o lado emocional destes estudantes”, lembrou.