01/03/2022

Luizzão alerta para separação de resíduos

Vereador destacou a geração de renda por meio da reciclagem

Na sessão desta segunda-feira, dia 28, durante o grande expediente, o vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) avaliou o crescimento das empresas no município, assim como a ampliação da estrutura de outras indústrias já existentes no município. Considerando um índice positivo para o município, o parlamentar que esta evolução acarreta também no aumento da geração de resíduos e aproveitou para fazer um alerta sobre o aproveitamento destes materiais descartados.

O vereador destacou o trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis alertando que muitas famílias do município têm sobrevivido desses resíduos. “Conversei com uma família que conseguiu quadruplicar sua renda através da reciclagem”, comentou. Luizão também buscou informações com a Usina de Reciclagem para saber se o trabalho dos catadores interferia no trabalho da usina. “São em torno de 17 pessoas que trabalham na usina e segundo informações não alterou a questão do faturamento dessas pessoas. Trinta por cento do nosso lixo passa por uma triagem na associação, e esse percentual gera em torno de R$ 1400 para cada trabalhador”, destacou.

Esse trabalho de coleta tem dado um sustento, uma condição de vida um pouco melhor pra eles. Uma família chegou a citar pra mim que tira uma média mensal de R$ 7500 da coleta de alumínio, cobre, papelão, pet, plástico, papel. Também tem me chamado atenção que esse faturamento podia ser maior, tanto pra eles quanto para o pessoal da usina, porque na maioria das vezes esse material chega contaminado e eles não conseguem fazer o reaproveitamento

O parlamentar falou da importância de campanhas de separação do lixo, já que muitas famílias da cidade têm sobrevivido da coleta destes resíduos. “O papel branco se estiver contaminado com a erva mate, já não se aproveita. Precisamos conscientizar nossa população que, fazendo uma separação de lixo correta, todo mundo ganha, o meio ambiente ganha. Se na triagem se aproveita 30 %, são 70 % que vão para os aterros”, alertou.

Luizzão informou que no país são produzidas 80 milhões de toneladas de lixo por ano. Deste valor, apenas 3% são reciclados, o que gera uma renda de R$ 12 bilhões por ano. “Se nosso país atingisse 30% de triagem, de reaproveitamento, que é o percentual que nossa cidade produz, nós agregaríamos na economia cerca de R$ 100 bilhões por ano. Um valor bastante considerável”, afirmou.