10/03/2023

Maria Branchini é Mulher Cidadã 2023

Indicada pela APAE, ela foi homenageada em sessão solene nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Flores da Cunha entregou nesta quinta o certificado de Mulher Cidadã à Maria Branchini. Diretora da APAE de Flores da Cunha há 14 anos, ela foi indicada pela entidade a receber o título.

Casada com Airton José Cassol da Silva, mãe de Victor Kellermann de Andrade, curadora do mano Luizinho Moacir Branchini (Nino) e filha de João e Fiorentina Pozzi Branchini, Maria nasceu em 16 de junho de 1964. É a caçula entre os 15 irmãos.

Maria é Bacharel em Secretária Executiva, pela  Universidade de Caxias do Sul. Chegou a cursar Licenciatura em Música (incompleto) e se especializou em Educação Especial: Deficiência Intelectual em uma pós graduação pela Uniasselvi. Atualmente ainda cursa Pedagogia.

Dedicada a ajudar os outros, sempre esteve envolvida com entidades beneficentes do município, no esporte, na música e na área social. Ela acompanha a APAE desde a infância, quando seu irmão Nino passou a frequentar as atividades. Em 2002, Maria se tornou voluntária da instituição e em 2009, se tornou diretora. Durante seus quase 15 anos de atuação, Maria liderou inúmeros projetos inovadores e inclusivos, como a criação de um espaço sensorial, uma horta acessível para alunos cadeirantes e várias atividades esportivas e de lazer. Ela também liderou projetos de sustentabilidade, como o "Cuide do seu lixo e respeite o planeta". Dos projetos mais importantes desenvolvidos n instituição, se destacam o APAE em Cena e o projeto que comemora os 50 anos da instituição, chamado "Qual o teu maior sonho, teu maior desejo?".

"Estamos prontos para fazer nosso melhor, todos os dias dar o nosso melhor. Acredito que é assim que a gente transforma o mundo. Assim a gente incentiva e inspira as pessoas. Saber que a gente está motivando outras pessoas, que agente tá tirando essas pessoas talvez de um mundo somente seu e fazendo-as olhar para os outros é gratificante”, frisou Maria durante a homenagem.