08/03/2023

Maria Branchini será Mulher Cidadã

Indicada pela APAE, ela será homenageada em sessão solene nesta quinta-feira

A homenageada com o Certificado Mulher Cidadã de 2023 tem uma trajetória dedicada a tornar real os ideais dos sonhadores que a cercam. Indicada pela Apae de Flores da Cunha, Maria Lurdes Branchini da Silva recebe a homenagem da Câmara Municipal de Flores da Cunha nesta quinta-feira, dia 9 de março, a partir das 19h, na sala de Sessões Olindo Carlos Toigo.

Casada com Airton José Cassol da Silva, mãe de Victor Kellermann de Andrade, curadora do mano Luizinho Moacir Branchini (Nino) e filha de João e Fiorentina Pozzi Branchini, Maria nasceu em 16 de junho de 1964. É a caçula entre os 15 irmãos.

Desde cedo, desenvolveu habilidades para o esporte e competiu em diversos campeonatos de vôlei. Além de ser praticante, ela lembra que sempre foi uma incentivadora à frente da organização de campeonatos no município junto à Associação Florense de Esportes. A música foi outra expressão que despertou seu interesse, seja nos palcos da histórica Vindima da Canção com o grupo Cicatrizes e na sua atuação com a Banda Florentina.

Maria é Bacharel em Secretária Executiva, pela  Universidade de Caxias do Sul. Chegou a cursar Licenciatura em Música incompleto e se especializou em Educação Especial: Deficiência Intelectual em uma pós graduação pela Uniasselvi. Atualmente ainda cursa Pedagogia.

Maria sempre teve afeição em ajudar os outros. Assim, cresceu a lista de entidades beneficentes das quais ela fez parte: Associação dos Esportes de Flores da Cunha, nos Conselhos da própria APAE, a frente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, presidiu o Fundeb de Flores da Cunha,atuou no Conselho de Alimentação Escolar e foi coordenadora Regional de Arte do 7° Conselho das Apaes do RS.

A relação de Maria com a APAE de Flores da Cunha começou cedo. No início da década de 70, ainda criança, acompanhava o irmão Nino nas atividades quando a instituição iniciava seus serviços no município.

A partir de 2002, Maria foi convidada a fazer parte da APAE como voluntária no cargo de Diretora Social, com o presidente Firmino Cavalli, e depois, com o presidente Itacir Neco Argenta. Foi em 2009, a convite do presidente Neco, que ingressou como funcionária e passou a atuar como diretora.

Em quase 15 anos como diretora da APAE, muitos projetos foram desenvolvidos: Baile das Noivas de épocas diferentes, com os alunos da Apae como acompanhantes, Cuide do seu lixo e respeite o planeta, o Projeto do Espaço Sensorial, Mãos da Terra, uma horta com canteiros acessíveis aos alunos cadeirantes. Aulas recreativas com Educador Físico na Piscina Térmica da Entidade, Participação nas Olimpíadas das Apaes a nível Regional, Estadual e Nacional, o Grupo de Convivência Fortalecer,  Participação no Concurso Cartão de Natal das Apaes, Atividades Físicas e Relaxamento com Educador Físico, Projeto Literatura com Gostosura,  Projeto de Hidroginástica Pais e Filhos, além do Apae em Cena  e do mais recente Projeto: Qual o teu maior sonho, teu maior desejo?, que enaltece os 50 anos da entidade.