28/10/2022

Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade encerra com sessão plenária

Nove vereadores manifestaram suas reivindicações no plenário da Câmara

Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, a Câmara de Vereadores promoveu a sessão plenária do Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade. Criada pela lei de autoria do Vereador Jorge de Godoy, e realizada anualmente, esta foi a sétima edição do projeto que tem o intuito de propiciar aos cidadãos da terceira idade o conhecimento das atividades do Poder Legislativo.

Em uma programação dividida em quatro dias do mês de outubro, os nove vereadores inscritos participaram de uma série de atividades com aulas expositivas sobre as funções dos vereadores, palestras e passeio. Na última quarta, os vereadores elegeram a mesa diretora e participaram de um ensaio geral para a sessão plenária. A sessão dos vereadores da melhor idade, simula uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores destinada à apresentação das proposições, e foi  conduzida pela presidente eleita Wani A. Bergoli Dal Cero, ao lado do vice-presidente, Luiz Zin, e da secretária, Zanete Maria Deon.

O presidente da Câmara, vereador Angelo Boscari Junior (PDT), deu início a sessão e refletiu sobre a realização do projeto. “Esta sessão plenária não tem o objetivo de cumprir fielmente normas regimentais, mas oferecer a oportunidade para que nossos representantes da terceira idade possam conhecer um pouco do trabalho exercido pelos vereadores”, destacou.

O presidente da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, vereador Vitorio Francisco Dalcero, agradeceu aos participantes pela adesão ao projeto e abordou o desenvolvimento das ações do projeto. “Vocês irão vivenciar o que é ser um vereador e uma vereadora. Que esta experiência possa lhes dar ainda mais força para serem difundidos o amor, a paz, a fraternidade e a perseverança entre todos, virtudes que, tenho certeza, vocês alimentam e propagam todos os dias”, refletiu Dalcero.

O prefeito César Ulian falou sobre a alegria em ver o plenário cheio e em ver outros vereadores que já participaram do projeto, prestigiando. “Sei que virão demandas para o executivo e estarei aqui para escutar vocês. Já combinamos que na terça-feira à tarde vamos recebê-los para debater as demandas”, anunciou.

Na pauta das suas reivindicações, os vereadores indicaram a criação de projetos de captação de água nas edificações do município, ampliação dos horários da farmácia básica municipal, reparos em pavimentações, entre outros.

Grande expediente

Seis vereadores fizeram uso da tribuna para tratar com amplitude de suas proposições e também para falar das entidades que representaram. Confira as principais citações dos vereadores da melhor idade:

“Sabemos que a pandemia desestruturou o andamento dos planos especialmente para os idosos da  região central, dos bairros e do interior de nosso município. Nota-se que os idosos sentem falta de encontrarem-se, pois isto evitaria a solidão ou até o stress e doenças. O aumento da expectativa de vida e da longevidade é uma realidade. Viver mais e envelhecer com qualidade de vida faz a diferença. Os cuidados preventivos favorecem um futuro melhor”.

Alda Sartoretto Pavin - Adiflores

"Nosso sindicato é um exemplo a ser seguido. Obrigado pela oportunidade e vida longa ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua”.

Luiz Zin – Sindicato dos Trabalhadores Rurais

“Na condição de vereadora da melhor idade, e representando o Clube de Mães da Sociedade de Amigos e Funcionários Irmãos Toigo, gostaria de falar um pouco sobre a entidade: o Clube de Mães SAFIT é filiado à Associação de Clube de Mães de Caxias do Sul (ACMCS) e foi fundado no dia 8 de outubro de 1984 pela senhora Claudete Amorim. Tudo isso só é possível com o empenho das nossas 50 sócias e, em nome delas, agradeço a oportunidade e desejo uma boa noite e uma boa semana a todos”!

Mari Neiva Deon Bilésimo – Clube de Mães Safit, São Gotardo

“Onde há uma necessidade, há sempre um leão. O Lions Flores da Cunha também abraça as causas da Liga e da APAE com Ações como ações como o pedágio, o menarosto em Otávio Rocha que já acontece há 12 anos com a ajuda da comunidade e a colaboração essencial dos nosso queridos Leos, sempre dispostos a apoiar e trabalhar em todas as nossas ações”.

Maria Antonieta Frare Paloschi – Lions Clube de Flores da Cunha

“Vou falar rapidamente sobre nossa Liga Feminina de Combate ao Câncer. A Liga tem como objetivo social doar seu tempo, trabalho e talento pela causa de interesse comum. Todas juntas num só ideal, trabalhamos para angariar fundos e auxiliar portadores de câncer. Agradecemos a todos de coração o apoio e o comprometimento com a causa e reafirmamos nosso compromisso com os pacientes portadores de câncer da nossa comunidade”.

Wani A. Bergoli Dal Cero – Liga Feminina de Combate ao Câncer

“A Entidade Clube de Mães Sorriso organiza anualmente um evento com o objetivo de angariar fundos para custear passeios e eventos, bem como realizar doações para a APAE, para o Lar São Francisco e, também, auxiliar as pessoas da nossa comunidade que necessitam. Todos os anos temos um encerramento com almoço e com a participação dos familiares para confraternização, proporcionando momentos de integração e descontração. Neste ano e neste mês, o Clube de Mães Sorriso comemora 46 anos de fundação”.

Zanete Maria Deon – Clube de Mães Sorriso, São Gotardo

As proposições dos vereadores da Melhor Idade foram entregues para a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços e Direitos Humanos, que fica responsável de encaminhá-las ao prefeito municipal.