19/07/2022

Sídnei Trentin será o Agricultor Destaque 2022

Câmara entregará certificado no dia 28 de julho em Sessão Solene

Em 2022, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entrega o certificado de Agricultor Destaque a um jovem produtor rural. Sídnei Trentin, de 43 anos, será o homenageado do ano na Sessão Solene que ocorre no dia 28 de julho, às 19h, no plenário da Casa Legislativa.

Trentin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1979, em Otávio Rocha. É filho de Julieta Molon e Roque Trentin e completou o Ensino Fundamental na escola Francisco Zilli. É casado com Silvana Paim Lahn e pai de Eloiza Molon Trentin, Gabriela Lahn Trentin e Pedro Trentin. Hoje a propriedade da família conta com uma área plantada de quatro hectares de uva (bordô e niágara rosa), meio hectare de tomate e nove mil pés de morango.

A Comissão Especial, responsável pela escolha, destacou que Trentin se enquadra nos oito critérios estabelecidos pelo Decreto Legislativo nº 52 de 2020, que institui o Certificado de Agricultor Destaque: o trabalho familiar, o aproveitamento da tecnologia, o uso racional e adequado de insumos agropecuários, a participação e o envolvimento em eventos destinados à agropecuária, boa produtividade, criatividade e diversificação, preservação do meio ambiente, destinação correta de embalagens e a permanência do jovem no meio rural. “Ele faz jus ao título. Conheço ele há muitos anos e ele é um jovem inovador. É um exemplo de propriedade organizada, de família que trabalha junto, unida e que tem sucesso", defende o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Olir Schiavenin, integrante da Comissão.

Na preservação do meio ambiente, por exemplo, Trentin destaca a busca por uma propriedade 100% sustentável. "Temos área verde preservada, nascente de água protegida, temos o CAR e o SIOUT. Estamos desenvolvendo a casinha de tratamentos, fazemos a devolução correta das embalagens e estamos investindo na irrigação”, destaca. Além da preocupação ecológica, Trentin se destaca pela criatividade. Na busca por inovação e para facilitar o trabalho pesado, ele desenvolveu um trator específico para realizar a pulverização dos tomates e morangos, adaptado a partir de uma motocicleta. “Pensei em fazer um trator que passasse nas fileiras entre morangos e os tomates, com um pulverizador que atendesse. Peguei a moto do meu pai e fiz em pedaços, depois a parte técnica a gente foi pesquisando. Hoje tem muito acesso à informação. Esse trator foi o terceiro, pra chegar no projeto final foi muito ferro soldado”, conta.

Criado em meio a agricultura desde a infância, aos 28 anos Trentin buscou outras áreas, quando trabalhou com montagem de máquinas por sete anos, mas acabou retornando para ajudar a família. "Hoje, qualidade de vida é o interior. Hoje tranquilidade é o interior. Tenho duas filhas e tenho meu guri de três anos. Se eu conseguir deixar aqui todos os três, vou deixar. Eu vejo muito futuro aqui”, projeta. Para o agricultor, os sete anos que trabalhou fora representam sua oportunidade de aprendizagem e a homenagem que recebe do Legislativo simboliza a sua formação. “Eu não fui pra aula, eu não tive minha formatura, então eu digo pra todo mundo que essa homenagem vai ser a minha formatura”, reflete.