17/11/2021

Silvana anuncia a criação de cadastro de pacientes diabéticos no município

Vereadora aproveitou passagem do Dia Mundial do Diabetes para tratar sobre o tema

“Para o ano que vem a secretaria de saúde pretende implantar o cadastramento de todos pacientes diabéticos para poder monitorar e acompanhar de perto a saúde deles. Eles serão atendidos sempre pelo mesmo profissional de saúde e terão uma carteirinha específica de acompanhamento”. O anúncio foi feito pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas), líder de governo na Câmara de Flores da Cunha, durante o uso do grande expediente na sessão desta terça-feira. A parlamentar aproveitou a passagem do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, para reforçar a conscientização sobre prevenção e cuidados com a doença. Neste ano também completam-se 100 anos da descoberta da insulina.

Conforme Silvana, os dados das pessoas com diabetes têm crescido muito nos últimos anos. “A federação internacional de diabetes divulgou novos dados sobre a doença no mundo. Segundo o relatório, 15,7 milhões de brasileiros vivem com diabetes em 2021, um crescimento de 3,3 milhões em 10 anos, quando o país tinha 12,4 milhões. A IDF também faz projeções para os próximos anos. Até 2030, o Brasil deve ter 19,2 milhões de pessoas com diabetes. Esse número sobe para 23,2 milhões em 2045.

A vereadora apresentou também dados do município, que apresenta hoje 1491 diabéticos. “Número de pessoas que retiram insulinas do componente básico: 251. Número de pessoas que retiram insulinas do componente especializado: 54. Número de retirantes de antidiabéticos orais do componente básico: 1061. Número de retirantes de insumos de diabetes (tiras, lancetas etc..tanto diabéticos quanto gestantes com diabetes): 343”, relatou.

A vereadora levantou ainda que o diabetes é uma doença traiçoeira, que pode não se manifestar com muitos sintomas e dar os primeiros sinais já com as complicações relacionadas ao excesso de açúcar no sangue. “Outras complicações podem surgir se o diabetes não for tratado de forma adequada. Problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar na qualidade de vida”, finalizou.