28/09/2021

Silvana defende projeto que nomeia rua Alcide Antonio Stuani

Vereadora destaca trajetória do homenageado

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) ocupou o espaço cedido pelo vereador Horácio para defender o projeto de lei de sua autoria, que denomina uma via pública no Bairro São Cristóvão, homenageando Alcide Antônio Stuani. A vereador descreveu o histórico de Stuani, destacando sua forte atuação na comunidade, especialmente em São Cristóvão onde residiu com sua família.

"A criatividade e resiliência do Alcide fez com que ousasse construir sua própria casa à beira do rio, em frente à Igreja de Santo Antônio na Linha 80. A casa permanece até os dias de hoje. Alcides viu como oportunidade de represar a água e fazê-la passar por um canal que movia um moinho para geração de energia elétrica. Alcide, o engenheiro que estudou até o 2º livro, construiu um moinho com o canal de água do rio da Linha 80: a experiência de ter energia elétrica com lâmpadas em casa", destacou a vereadora.

Silvana destacou ainda a atuação  do homenageado no comércio e na agricultura. "Vendeu todas as terras na Linha 80 e comprou uma parte das terras da família Ascari em São Cristóvão. Ali, viu uma nova oportunidade de empreendedor. Construiu uma casa grande, com cantina para fazer o próprio vinho, moradia e também espaço para montar um supermercado. Antevendo a oportunidade na construção da nova estrada para Caxias do Sul e a construção da empresa da Fábrica de Móveis Florense", narrou.

Silvana encerrou frisando a importância da homenagem e aprovação do projeto que teve aceitação unânime dos colegas do legislativo.