07/12/2021

Silvana fala sobre transtorno do espectro do autismo

Vereadora abordou demandas de grupo de mães de crianças com autismo no município

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) utilizou a tribuna durante o grande expediente, para lembrar a passagem do  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, chamando atenção para o transtorno do espectro do autismo. A vereadora destacou a procura de um grupo de mães de crianças com o transtorno e reforçou as demandas destas famílias.

A vereadora frisou que as deficiências são classificadas como física, visual, auditiva, intelectual e múltipla e lembrou da criação do Estatuto da Pessoa Com Deficiência, instituído pela Lei nº 13.146/2015 com o objetivo então de promover o direito a inclusão de forma igualitária para que o exercício dos direitos e as liberdades fundamentais sejam assegurados. “O transtorno do espectro do autismo, é uma síndrome que afeta as crianças e está sendo diagnosticada cada vez mais cedo. No nosso município nós temos bastante casos e as pessoas que têm essa deficiência precisam ser incluídas na sociedade, desde a escola, depois, quando ficarem maiores, no emprego, nas atividades sociais e aí nós temos as leis que determinam isso”, destacou.

Destacando a legislação que protege as pessoas com autismo e comentou sobre a lei 7.611/2011 que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado. “A lei diz que o sistema de educação tem que facilitar o aprendizado desse aluno, que deve adotar medidas de apoio individualizada para essas crianças. Que é o famoso PEI que é o programa de educação individualizada e essas crianças elas não podem chegar dentro da sala de aula e receber o mesmo conteúdo, o mesmo material que os demais alunos”, explicou.

Silvana relatou que o assunto foi levantado a partir de um encontro com um grupo de mães florenses de crianças com autismo. “Elas me passaram as demandas que elas consideram importante para que essas crianças que hoje estão estudando possam se tornar o mais independente possível quando crescerem”, frisou. Após a conversa, a vereadora também reuniu-se com o Secretário de Educação para conhecer as ações já desenvolvidas no município e levar as demandas das famílias. “Expus também uma sugestão das mães, que têm em Carlos Barbosa um atendimento diferenciado, em escolas e também em um núcleo. O secretário ficou bem feliz com o convite de a gente fazer uma visita neste local e conhecer até para já ir se subsidiando de ideias para o núcleo de extensão que vai ter aqui no município”, confirmou.