13/04/2022

Silvana presta homenagem ao projeto Conviver

Vereadora usou a tribuna para defender Moção que congratula voluntárias

No grande expediente da última segunda-feira, dia 11, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) utilizou seu tempo na tribuna para prestar sua homenagem aos 34 anos de fundação do projeto Conviver, destacando sua trajetória e abordando a importância do programa para o bem-estar social dos idosos do município.

A vereadora justificou que a homenagem tende a resgatar a história e a importância do grupo. Da trajetória do grupo, Silvana destacou o início, em 1988, pelas mãos da primeira dama do município na época, dona Alina Sgarioni Araldi (in memoriam), além de Lerinha Basso Salvador, Maria Helena Oliboni, Maria Zin Pedron e Clarice Zorzi Conz, e demais ex-coordenadoras e voluntárias do projeto. “Essas foram as fundadoras que fizeram esse trabalho de mobilizar os idosos da cidade, reuni-los e desenvolver atividades. A partir dessa caminhada muitas pessoas participaram e foram dando a sua contribuição para que os nossos idosos de Flores da Cunha tivessem um carinho, uma atenção especial e principalmente essa questão do amor, de se sentirem pertencentes e terem ali o encontro juntos e com afeto”, frisou.

Silvana destacou as inúmeras atividades desenvolvidas pelo projeto: trabalhos manuais, orações e preces, jogos de carta, brincadeiras dirigidas, festividades com bailes, passeios a localidades vizinhas, cantos italianos e religiosos, pinturas, palestras, festa de São João, de aniversários, do dia do idoso e de natal. Em maio de 1989 foi realizada uma cerimônia de colocação da pedra fundamental da casa do idoso, na comemoração da semana do município. “Era a casa que eles tinham para os encontros e que foi se tornando pequena devido à quantidade de idosos participantes. Ela sofreu ampliações na época do prefeito Cavagnoli mas mesmo assim não foi suficiente e eles já passaram a utilizar o salão paroquial”, relembrou.

A vereadora também relatou a dificuldade da manutenção das atividades durante a pandemia da COVID-19 e destacou os esforços da Secretaria de Desenvolvimento Social para fomentar e atender as necessidades do grupo.

A aquisição de uma sede que comportasse todo o grande grupo de idosos atendidos pelo projeto Conviver, conforme a narrativa da vereadora, sempre foi pauta no poder público e legislativo. “Nada é mais justo que valorizar os idosos. O projeto está em andamento e eu fico muito feliz de estar puxando essa bandeira aqui na casa. Sempre que tenho oportunidade eu falo em prol dos idosos e as ações que a gente tem feito para valorizar vocês que fizeram tudo para que a nossa cidade seja o que é hoje”, destacou.