14/04/2021

Tonet defende criação do Junho Vermelho

Intuito do projeto é incentivar a doação de sangue

No Grande expediente da última segunda, dia 12 de abril, o vereador Diego Tonet (PROGRESSISTAS), aproveitou seus espaço no Grande Expediente para explicar a redação do Projeto de Lei 001/2021, de sua autoria, que determina a criação do Junho Vermelho no município, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 14 de junho. O projeto foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.

Conforme o parlamentar, o intuito é estimular a realização de ações de conscientização sobre os benefícios e a importância da doação de sangue, divulgar informações e incentivar a comunidade a praticar a doação. “É um ato de amor e solidariedade que salva muitas vidas. O tema da doação de sangue foi algo que me despertou interesse há uns 10 anos, quando aconteceu uma ação social onde a comunidade foi convidada a participar para doar sangue no salão paroquial. Aquela foi minha primeira oportunidade de compreender um pouco mais sobre este importante ato de amor ao próximo”, contou.

O vereador apresentou dados de que atualmente no Brasil, a cada mil habitantes apenas 16 são doadores de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira, mas de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas o número ideal seria entre 3% a 5%.  “Além do fato de não termos uma cultura consolidada em relação a esse tipo de doação, os hemocentros do País, e da nossa região, estão sentindo o impacto provocado pela Covid-19 nas doações de sangue, o que reduziu muito os estoques, e situação essa que deixa o sistema de saúde em vulnerabilidade, pois os motivos pelos quais ocorre a necessidade de uma transfusão de sangue, como nos casos de vítimas de acidentes, cirurgias, tratamentos oncológicos, entre outros, continuam existindo”, reforçou Tonet. O parlamentar lembrou ainda que, para indivíduos com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 é necessário também aguardar 30 dias após a recuperação completa para então doar.

Do total de doadores de sangue em 2018, 60% são do sexo masculino e 40% são do sexo feminino. Sessenta e três por cento são maiores de 29 anos. Quanto à motivação, 46,7% doam para reposição (quando o indivíduo doa para atender à necessidade de um paciente) Outros 53,2% correspondem à doação espontânea, feita por pessoas motivadas para manter os estoques de sangue do serviço de hemoterapia sem a identificação do nome do possível receptor. “Para ajudar a mudar esse quadro e aumentar o número de doadores, estamos propondo a criação do Junho Vermelho, a fim de realizar ações que estimulam a doação voluntária e incentivem a comunidade a contribuir para a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros”, defendeu.

Tonet frisou ainda que hoje não há um local específico para que os voluntários possam fazer a sua doação em Flores da Cunha e que a iniciativa pode estimular a criação de um espaço.