01/12/2021

Tonet exalta trajetória do Cenáculo de Maria

Vereador assinou Moção de Congratulações pelos 20 anos da entidade

O Vereador Diego Tonet (Progressistas), na sessão desta segunda, dia 29, utilizou a tribuna durante o grande expediente para exaltar a trajetória de 20 anos do Movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha, representado na reunião pelas coordenadoras Elidiane Pivoto Frozza e Roberta Fontana, em argumento a Moção de Congratulações de sua autoria.

O parlamentar iniciou destacando a história do Cenáculo de Mari, movimento da Igreja Católica que iniciou sua história em Milão, na Itália, no ano de 1972. No Rio Grande do Sul, o movimento surgiu nos anos 80, pela vontade de um sacerdote de São Leopoldo, o Padre Birck. Em meados dos anos 90, o Cenáculo chega à Serra Gaúcha e em Caxias do Sul. Em 2000, um grupo de jovens de Flores da Cunha começou a se organizar para trazer o movimento para a cidade. Inicialmente reuniam-se semanalmente no salão do bairro Nossa Senhora Aparecida e atuavam junto ao grupo de Caxias do Sul. Com o tempo, o grupo aumentou, e assim, em 9 de dezembro de 2001, foi fundado oficialmente o Movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha. “A animação e a música sempre foram características marcantes destas atividades, as quais somente obtiveram êxito graças à dedicação e ao amor de cada cenante que passou e passa pelo movimento. Atualmente a coordenação conta com o apoio de aproximadamente 110 pessoas envolvidas em 9 equipes, que neste momento estão dando continuidade às atividades de forma on-line, e também organizam encontros de oração para o terço. As atividades presenciais envolvem retiros, reencontros, almoços, confecção dos Tapetes de Corpus Christi, Romaria Frei Salvador e Serenatas”, lembrou o vereador.

Por fim, o vereador relatou a sua experiência junto ao Cenáculo. “Foi através do Movimento Cenáculo de Maria que vivi e compartilhei momentos importantes na minha vida, momentos alegres, onde pude fazer amizades que carregarei comigo por toda a minha vida, aprendizados que me fizeram entender lá no fundo qual o verdadeiro sentido desta vida. Foi através do movimento que entendi o quanto é importante valorizar o lado humano, as pessoas, a ser voluntário, aprendi que todos temos milhares de compromissos todos os dias mas sempre podemos ter alguns minutos para ajudar quem está do nosso lado”, destacou.