22/02/2022

Tonet reitera importância dos novos cargos no Executivo

Vereador argumentou a importância da criação da Secretaria de Segurança entre outras propostas

No grande expediente da sessão desta segunda, dia 21, o vereador Diego Tonet (Progressistas) também congratulou a organização da FECOUVA. Após o vereador levou novamente à tribuna o assunto do projeto do executivo de criação dos cargos em comissão, argumentando o PL repõem cargos instintos, estrutura a Secretaria de Segurança Pública, entre outros avanços. O parlamentar salientou ainda o trabalho da Sala do Empreendedor que desde que foi aberta, em 1° de agosto de 2021, já prestou 1094 atendimentos.

Em análise ao projeto, o vereador salientou alguns dados que consideram importantes para sua aprovação. “O que que se tinha como proposta com esse projeto, era repor os cargos extintos pela ação direta de inconstitucionalidade em 2020, os 30 cargos extintos no final de 2020; estruturar a Secretaria de Segurança Pública Transportes e Mobilidade com guarda municipal, uma secretária nova que hoje nós não temos; ampliar atividades dentro do Turismo, no desenvolvimento econômico, cultura e esportes; promover avanços necessários nas áreas da saúde, educação, obras, procuradoria, RH, entre outras”, identificou.

Tonet lembrou que até o final de 2021, a gestão municipal ficou impossibilitada de realizar a contratação de novos cargos, devido a lei complementar 173/2020. “Queria salientar que dos 26 cargos de confiança propostos, parte deles, como foi mencionado para nós nas reuniões com o prefeito, seria de funções de comissão, ou seja, não seriam 26 pessoas novas que estariam ocupando cargos dentro da prefeitura mas funções de confiança, portanto aquele valor de R$ 1,9 mi, a gente bem sabe que seria um valor menor”, relatou.

O vereador deu ênfase aos recursos que deixam de vir ao município nas áreas de esporte e cultura, por não se constituírem como subsecretarias. Tonet se mostrou desapontado com o não comparecimento dos colegas no plenário. “Fico um pouco desapontado com a postura dos colegas, cada um sabe o que faz, mas quando o projeto chegou a esta Casa, não compareceram ao plenário. Penso que uma forma democrática de trabalharmos sobre esse tema é com diálogo, resolver aqui e não se opor a comparecer no plenário”, apontou.