24/10/2019

Três escolas recebem o Mérito Educativo 2019.

Três escolas recebem o Mérito Educativo 2019....

Na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, ocorreram as apresentações e a entrega das premiações às escolas vencedores do Mérito Educativo – edição 2019. Este ano, três escolas foram selecionadas com seus projetos: Escola Interativa (Homework – Conectando Saberes), escola Tancredo de Almeida Neves (Encorajando Meninas na Ciência) e escola São José (A leitura conecta você com o mundo!).

Biaxe todas as imagens do evento https://we.tl/t-sSmVZIc5HJ

Confira os trabalhos vencedores, em anexo.

Resumo dos trabalhos:

O projeto Homework - Conectando Saberes, é uma iniciativa da Escola Interativa e tem por objetivo motivar e conscientizar os alunos da importância da realização dos deveres de casa, através de dicas de estudo e incentivo dos pais para acompanharem o dia a dia de seus filhos. Através dessas atividades, os alunos desenvolvem seu senso de responsabilidade, autoconhecimento e autoaprendizagem. Proporcionado estudos em família, além de incentivar o estudo diário para crescimento pessoal do aluno, auxiliando na diminuição das ocorrências de tarefas não realizadas. O projeto envolveu recursos que a própria escola disponibiliza como: computadores, lousa e agenda digital. Projeto com caráter de continuidade.

O projeto “A leitura conecta você com o mundo!” é uma iniciativa da Escola de Ensino Fundamental São José. Preocupados com o atual cenário da leitura, a escola propôs incentivar o hábito da leitura nos seus alunos. Os objetivos do projeto é conhecer e valorizar diferentes escritores e obras da literatura brasileira; Despertar o gosto pela leitura nas crianças e jovens para que desenvolvam o hábito de ler; Estender o hábito da leitura para as famílias dos alunos; Entender as características literárias das obras selecionadas; Relacionar a literatura com a música e a dança; Desenvolver a criticidade através da leitura de obras literárias; Manifestar-se utilizando diferentes linguagens: oralidade, teatro, música e dança, bem como desenvolver o espírito de sustentabilidade e cooperação, através de trocas de livros usados.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves pensando nas dificuldades apresentadas pelos estudantes, não apenas na leitura e interpretação, mas principalmente na área da Matemática, e também com o intuito de desmitificar o contexto histórico de que as mulheres não possuem o senso criativo na área científica e tecnológica, surge o projeto “Encorajando Meninas na Ciência”. O projeto visa promover a aprendizagem dos conceitos na área da Ciência e da Matemática, envolvendo atividades práticas, interativas e desafiadoras, por meio de um ambiente diferenciado de aprendizagem. Despertar e/ou desenvolver no estudante o gosto pela pesquisa e experimentação; Desenvolver no estudante a criatividade e o espírito crítico das estudantes; Formar hábitos e atitudes sociais e o senso de responsabilidade; Desenvolver habilidades específicas, interesses e competências em cada uma das oficinas; Promover nos estudantes o processo de ensino e o processo de aprendizagem através dos recursos tecnológicos, visando promover uma Educação de Qualidade, a fim de combater a criminalidade. O projeto de iniciativa da escola também tem caráter de continuidade.