09/04/2018

Vereador aponta irregularidades em ruas do bairro São José.

Vereador aponta irregularidades em ruas do bairro São José....

Na sessão desta segunda-feira, 09 de abril, o Vereador César Ulian (PP) utilizou a tribuna para reforçar o tema da Organização das Nações Unidas (ONU), em comemoração ao Dia Mundial da Água, que ocorreu no dia 22 de março. O tema deste ano tem como enfoque o soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

Atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%. Para reverter esse cenário, a ONU celebra o Dia Mundial da Água com o tema “A natureza pela água”, um chamado em prol de soluções para questões hídricas baseadas na natureza. Mas o que são essas estratégias? São iniciativas que focam na gestão de recursos ambientais, como vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

Viando ao encontro do assunto, Ulian reforçou a importância de participação na revisão do Plano Diretor Municipal, cuja segunda audiência ocorre no dia 17 de abril, às 19h, no Espaço Cultural São José. É nesse contexto que os Planos Diretores devem incorporar em seu texto a proteção de mananciais, o aproveitamento adequado dos recursos naturais, o saneamento básico, a impermeabilização do solo, a preservação de áreas ambientais em risco ou de valor cultural, os estudos de impacto de vizinhança, a mobilidade humana, a infraestrutura, as áreas de preservação permanentes, as áreas de risco, a cobertura vegetal, os resíduos, entre outros.

O Plano Diretor articula o uso e ocupação do solo com a gestão dos recursos hídricos, através de um planejamento participativo, em busca do desenvolvimento local socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável, visando garantir qualidade de vida para a população. Portanto, a participação da sociedade é fundamental na elaboração e para a aplicabilidade do estabelecido no Plano Diretor. A sustentabilidade não será alcançada se as cidades se desenvolverem sem proteger e gerenciar os recursos hídricos.

O vereador questionou o motivo pelo qual não houve avanço na execução da obra informada pela CORSAN, em 11 de outubro de 2017, que previa a execução da interligação de um poço artesiano com capacidade para produzir 45.000 litros/h, com investimento de R$ 1, 8 milhão, e que visa melhorar o abastecimento de água dos bairros Aparecida e União. Ulian também reforçou a importância da execução da estação de tratamento de efluentes no bairro Lago Bela. “Precisamos divulgar e realizar audiências públicas coma CORSAN, a fim de instigar o comprometimento dos seus gestores, bem como permitir que a comunidade tenha conhecimento das atividades que a CORSAN realiza”, enfatiza o vereador.

O edil também trouxe imagens de algumas fiscalizações feitas, em relação à qualidade das pavimentações de ruas do bairro São José. Conforme imagens, as ruas Roni Montanari, Frei Capuchinhos e Arthur Corso, possuem trechos em que suas laterais foram executadas com concreto e não com material asfáltico, o que está ocasionando rachaduras nas vias. Também foi avaliada a largura das vias, que em um dos casos chega ser um metro menor que o solicitado em licitação, bem como a estrutura de bueiros e bocas de lobo.

Fontes:

PLANEJAMENTO URBANO E ÁGUAS: O PLANO DIRETOR E A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS