16/09/2024

Vinte de Setembro recorda o início da Revolução Farroupilha

Em Flores da Cunha, Lei Municipal nº 3.443 institui o “Dia da Pilcha”

O 20 de Setembro recorda o início da Revolução Farroupilha, em 1835. Durante o período de dez anos, a revolta teve como cenário o Rio Grande do Sul. Assim, O Dia do Gaúcho consiste em uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.

A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995.

Em Flores da Cunha, a Lei Municipal nº 3.443, de 30 de outubro de 2019, instituiu o “Dia da Pilcha”. Desde então, o dia 19 de setembro de cada ano ou o último dia útil antes do dia 20 de setembro é dedicado a incentivar o uso da indumentária gaúcha e preservar essa tradição.

Lembrando que, é considerada “Pilcha Gaúcha” somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, assim definida pela Lei Estadual nº 8.813, de 10 de janeiro de 1989.