Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
24/12/2024

Morre o ex-governador do RS, Alceu Collares, aos 97 anos de idade

Ele também foi vereador e prefeito em Porto Alegre, além de ter atuado como deputado federal

COMPARTILHAR

Alceu de Deus Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, faleceu na madrugada desta terça-feira, dia 24 de dezembro, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. De acordo com familiares, ele estava internado desde o dia 16 de dezembro para tratar uma pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos, conforme a assessoria de comunicação do hospital.

O ex-governador nasceu em 1927 na localidade de Povo Novo, em Bagé. Na infância, vendia frutas para ajudar a família pobre. Mais tarde, chegou a jogar futebol, como volante, no Grêmio Esportivo Bagé. Já adulto, mudou-se para Porto Alegre e cursou direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Collares iniciou sua vida política como vereador da capital gaúcha, em 1962. Passou pelo MDB, durante a ditadura militar, e ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola. Ele foi o único negro eleito para governar o Estado, também foi prefeito de Porto Alegre e deputado federal.

O velório de Alceu Collares será aberto ao público e está previsto para ocorrer no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, dia 25 de dezembro, das 11h às 16h. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz.

Aos 97 anos, Collares deixa a mulher, Neuza Canabarro, os filhos Antônio e Adriana e, a enteada, Celina Carvalho.  

 

Fontes Consultadas: G1 RS e Gaúcha ZH


Conteúdo Rodapé