05/06/2023

Aprovada moção de apoio a projeto de lei que define trabalho de diarista rural

Proposta apoia a regulamentação do trabalho não continuado

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha desta segunda, dia 5, os vereadores foram unânimes na aprovação da moção de apoio ao projeto de lei nº 7.242/2014 do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS), sobre a definição do trabalho de Diarista Rural. De autoria do vereador Carlos Roberto Forlin (MDB), a proposta apoia a regulamentação do trabalho não continuado, permitindo que diaristas rurais trabalhem até três dias por semana, sem subordinação.

Ainda nesta segunda, tomou posse o vereador Régis Pablo Slaviero (PDT), que assume a vaga do vereador Angelo Boscari Junior (PDT), em licença até o dia 2 de julho.

No grande expediente o vereador Horácio Natalino Rech (PSB) abordou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data, criada pela ONU, visa conscientizar sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. A destruição de habitats, a poluição e a perda de biodiversidade são preocupações atuais. Para o parlamentar, é necessário rever hábitos e tomar medidas para reduzir os impactos, pois o consumo excessivo de recursos e a perda de biodiversidade podem comprometer nossa sobrevivência. Rech frisou ainda que problemas como descarte inadequado de lixo, falta de reciclagem, desmatamento e uso de combustíveis fósseis podem ser evitados com conscientização e ação conjunta da sociedade.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) defendeu a moção aprovada na sessão. Conforme o emedebista, a proposta regulamenta o trabalho de diarista rural e está em discussão na Câmara dos Deputados desde 2014. O projeto de lei define o diarista como um trabalhador que presta serviço até três vezes por semana, sem vínculo empregatício, exigindo a apresentação do comprovante de contribuição ao INSS. A regulamentação busca proporcionar liberdade ao trabalhador e segurança jurídica aos contratantes, especialmente após polêmicas envolvendo contratações por terceirização no setor agrícola. O deputado Alceu Moreira acredita que o projeto pode avançar no parlamento e ser aprovado até o fim do ano.

O vereador Diego Tonet (Progressistas) destacou o Dia Mundial do Meio Ambiente e as ações sustentáveis da Câmara Municipal, como a conscientização e preservação das abelhas. Ele mencionou a Semana do Meio Ambiente em Flores da Cunha, que terá campanha sobre o caminho dos resíduos, além de um desafio de criação de vídeos sobre reciclagem. O parlamentar também ressaltou o potencial turístico do evento Corpus Christi, os tapetes de serragem colorida e a programação religiosa e artística. Tonet mencionou o projeto de lei aprovado sobre o "Junho Vermelho", incentivando a doação de sangue durante o mês e ainda a convenção do Partido Progressista, em que foram apresentados os novos membros da Executiva. O vereador finalizou mencionando o jantar de coroação das embaixatrizes da Fenavindima ocorrido no sábado.