31/10/2017

Aprovado projeto do Legislativo que delimita os bairros de Flores da Cunha

Aprovado projeto do Legislativo que delimita os bairros de Flores da Cunha ...

Na sessão desta segunda-feira, 30 de outubro, os vereadores aprovaram a nova redação do Projeto de Lei nº 048/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (PMDB), que cria, denomina e delimita os bairros da sede do município de Flores da Cunha e revoga a Lei nº 1.975, de 16 de julho de 1998. O projeto propõe a segmentação territorial na área urbana da sede do município de Flores da Cunha.

Atualmente o município é dividido em seis bairros (Aparecida, União, Centro, Vindima, São José e Colina de Flores) criados através da Lei Municipal nº 1.958, de 10 de julho de 1998. O projeto prevê ainda a delimitação dos bairros já existentes, onde em sua grande maioria são compostos por mais de um loteamento. As atuais confrontações dos seis bairros existentes não mudará, apenas um pequeno ajuste será proposto, permanecendo assim a delimitação atual e a correta identificação local. A criação de novos bairros, suas delimitações e sua oficialização têm como objetivo principal favorecer a administração pública, facilitando o controle urbano e administrativo, e o exercício da cidadania, principalmente através das associações comunitárias que são formadas para buscar os interesses das pessoas que ali moram.

O projeto também estabelece critérios para a criação e delimitação de novos bairros, bem como preencher espaços em branco, promovendo um planejamento territorial e urbano para estas áreas. A proposta manterá a denominação dos bairros mais antigos. No entanto a matéria estabelece critérios para denominação dos futuros bairros, onde fica vedada a utilização de nomes de pessoas e familiares, uma vez que a denominação de ruas já cumpre este papel. Otávio Rocha, Alfredo Chaves, Parada Cristal e São Gotardo não estão inseridos neste projeto, pois demandam um estudo mais aprofundado.

Confira a proposta do projeto dos bairros da sede do município de Flores da Cunha, assim denominados: (em ordem alfabética):

I – Aparecida;

II – Centro;