14/06/2017

Audiência da Saúde aponta limites mínimos investidos.

Audiência da Saúde aponta limites mínimos investidos. ...

A Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira, 14, a audiência pública de apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2017. A audiência presidida pelo vereador Ademir Antonio Barp, contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde - Vanderlei Stuani e do presidente do Conselho Municipal de Saúde - Alcides Fontana.

Alcides Fontana, presidente do Conselho Municipal de Saúde, apresentou o relatório que apontou um investimento de 15,03% da receita líquida na área da saúde, ou seja, no primeiro quadrimestre foi investido R$3.941.270,75 na área da saúde, exatamente o percentual mínimo obrigatório proposto em lei.

Entre os assuntos abordados pelo Secretário Municipal da Saúde, Vanderlei Stuani, está a demora na realização de cirurgias, principalmente em procedimentos que demandam recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e repasses estaduais, geralmente atrasados. O secretário destaca a falta de profissionais de saúde, como técnico de enfermagem e enfermeiros, profissionais estes que serão contratados através de concurso público (projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, em junho). Stuani ressalta que com a contratação destes profissionais, as unidades poderão prestar um serviço de acolhimento e um atendimento mais humanizado.

Outra questão levantada são os problemas nas licitações e o atraso na entrega e a devolução dos medicamentos, que muitas vezes são entregues com data de validade fora do prazo estabelecido. Todo esse contexto prejudica as mais de seis mil consultas e os mais de cinco mil procedimentos mensais que são realizados pelas unidades do município, incluindo procedimentos realizados no hospital Fátima. Esteve presente na audiência a equipe diretiva do Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, que apontou recursos estáveis na instituição, e uma grande demanda por atendimentos pelo do Sistema Único de Saúde (SUS).