11/10/2019

Audiência pública aborda problemas com o abastecimento de energia elétrica.

Audiência pública aborda problemas com o abastecimento de energia elétrica....

Na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos recebeu, em audiência pública, os representantes da RGE Sul Distribuidora de Energia S.A., o Gerente de Operações de Campo (Serra), Elvis Adriano Gassen e a Consultora de Negócios, Laise Grzebieluckas.  A reunião foi solicitada pelo presidente da Câmara, Vereador Samuel de Barros Dias, em função das inúmeras reclamações da comunidade, ocasionadas pelas frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica, fiações soltas, falta de manutenção, entre outros assuntos relacionados aos serviços prestados pela fornecedora de energia elétrica.

Em primeiro momento, os responsáveis técnicos fizeram um relato das ações desenvolvidas pela distribuidora de energia na região.  Conforme Elvis Adriano Gassen, boa parte dos problemas constatados no segundo semestre de 2018, quando ocorreram frequentes quedas de fornecimento de energia, especialmente na área urbana, foram solucionados com a substituição de uma peça nos equipamentos da subestação, situada no bairro Morada do Camping. Outro ponto, foi a ampliação da capacidade de fornecimento de energia com a instalação de novos equipamentos.

No entanto, a falta de fiscalização e o descontrole na instalação de cabos e outros equipamentos de operadoras de telefonia e de internet, mesmo com autorização da RGE que cobra aluguel dos postes, ainda são problemas enfrentados pela fornecedora. De acordo com os representantes da RGE, muitas dessas instalações são irregulares, dificultando a fiscalização. Além do emaranhado de fios e equipamentos inoperantes que são deixados nos postes poluindo ainda mais a visão das instalações elétricas.

A poda das árvores também foi assunto levantado pelos responsáveis, visto que mais de 64% da falta de energia é gerada por curtos elétricos, em função de galhos de árvores. Lembrando que o manejo da flora é de responsabilidade do município. A distribuidora de energia é responsável pela desobstrução da faixa de servidão das redes elétricas. A estimativa é que em 2019 serão gastos mais de R$ 17 milhões em limpeza de faixas em 54 mil quilômetros de redes urbanas e rurais de responsabilidade da RGE.

Confira o áudio da Audiência Pública AQUI