14/12/2021

Barp comenta Plano de Concessão de Rodovias

Vereador também destacou atividades do ano legislativo

No grande expediente da sessão desta segunda, dia 13, o vereador Ademir Antonio Barp (MDB) recapitulou informações sobre o programa de Concessão de Rodovias do Governo do Estado, que busca soluções de médio e longo prazo. Barp também comentou suas ações realizadas no decorrer do ano legislativo.

O vereador deu início ao discurso apresentando um resumo do programa.  Barp destacou que o projeto prevê a duplicação de 73% da malha viária com pista dupla ou tripla, 808,6 quilômetros de acostamentos, 831 adequações em acessos, manutenção frequente do asfalto, ampla sinalização, segurança para pedestres, socorro mecânico e médico 24 horas entre outros serviços. O vereador destacou o Bloco 3 que compreende as estradas pedágios na Serra Gaúcha, e que atinge 12,6% da população.

Barp destacou também o resultado da consulta pública realizada em 31 de julho. “Todos que apresentaram seus requisitos, inclusive Flores da Cunha, alguns foram contemplados, outros ainda estão em análise. É um longo processo que vem acontecendo. O processo de escuta da população recebeu sugestões em três audiências públicas virtuais e mais de 80 reuniões de trabalho com entidades, associações e classe política, entre outros, e visitas a diversas regiões do Estado, durante o mês de julho”.

O parlamentar falou ainda sobre as mudanças na modelagem do edital que apresenta alteração no critério de julgamento das propostas, que passa a ser o da menor tarifa de pedágio a ser ofertada pelas empresas interessadas. “Esses avanços com certeza não foram os almejados pelos municípios e muitas regiões, mas ao menos atenua um pouco o projeto inicial que não era tão favorável às nossas estradas e a nossa região”, disse.

O vereador frisou o envolvimento da Câmara em reuniões com prefeitos, vereadores e líderes de comunidades “Esperamos que esse projeto, que é um pouco longo, tem 30 anos, possa ser executado, ainda que sofra melhorias, ainda que acolha propostas dos municípios nos anos que estão por vir. O polo rodoviário da Serra com certeza em 30 anos ainda vai crescer muito”, afirmou.

Sobre sua atuação no ano legislativo, o vereador lembrou que foram apresentados um projeto de decreto legislativo, um projeto de resolução, quatro requerimentos, quatro moções, um projeto de lei e 41 indicações. “Esperamos que no próximo ano possamos oferecer para Flores da Cunha todo trabalho legislativo que a cidade merece com seriedade, com respeito e ouvindo a população”, finalizou.