02/05/2023

Câmara aprova propostas que destinam recursos para saúde

Reunião plenária será na terça-feira, devido ao feriado do Dia do Trabalhador

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha desta terça-feira, dia 02, os vereadores aprovaram dois projetos de lei que autorizam recursos para ações na área da saúde. O Projeto de Lei nº 020/2023 inclui nas leis orçamentárias do Município a meta “prevenir e controlar os riscos à saúde” no valor de R$13.500,00 a serem aplicados em ações na atenção primária para enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika. O Projeto de Lei 021/2023 abre um crédito adicional especial no orçamento do Município no valor de R$52.821,00 que serão aplicados ao atendimento do “Programa Farmácia Cuidar Mais”, por meio da contratação de prestação de serviços, execução de obras de infraestrutura  e aquisição de equipamentos para a farmácia do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

No grande expediente, o vereador Valdir Franceschet (MDB) solicitou que sejam tomadas providências sobre a localização do Pedágio, em respeito às comunidades e aos agricultores que saem de Flores da Cunha e plantam em Ipê e Vacaria. Franceschet questionou ainda que o local de implantação determinado é no Km 103 e que o pedágio está será instalado no KM 104, próximo ao KM 105.  O vereador também criticou a contratação de uma bióloga para o cargo de diretora de comunicação na Administração Municipal.

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) comentou que tem realizado reuniões com as comunidades, e que leva as reivindicações até o prefeito, como reivindicações da comunidade e não do vereador. O repuplibano questionou ao vereador Franceschet, se nos dois meses de mandato chegou a agendar alguma reunião nas comunidades e falou da importância de manter um alinhamento com o prefeito para conquistar as reivindicações da comunidade.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) rebateu as falas do vereador Franceschet e disse que não gosta de ataques e da forma de fazer política. Silvana lembrou da existência da Comissão dos Pedágios, frisou que o pedágio foi instalado na gestão do MDB, e destacou que no contrato está determinado que a instalação pode ser executada cinco quilômetros acima ou abaixo do determinado. A progressista disse ainda que o prefeito foi incansável na luta contra o pedágio e criticou a indicação feita por Franceschet em  2014 que sugeria a instalação de um segundo pedágio.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) abordou a participação na reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, que tratou sobre o preço mínimo do quilo da uva. O vereador apresentou tabelas da Comissão Interestadual da Uva com os preços da safra de 2022/2023. O emedebista frisou que a implantação de um hectare para produção da Uva Americana e Híbrida pode chegar a R$ 126 mil reais.

Confira as propostas aprovadas:

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 020/2023 – Inclui a Atividade 2991 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentarias e, autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$13.500,00.

Entenda: Os recursos serão aplicados em ações  na atenção primária para enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika.

Discussão e votação do Projeto de Lei 021/2023 – Autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$52.821,00.

Entenda: Os recursos serão destinados ao atendimento do “Programa Farmácia Cuidar Mais”, por meio da contratação de prestação de serviços, execução de obras de infraestrutura  e aquisição de equipamentos para a farmácia do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.