27/11/2023

Câmara de Vereadores aprova regime de urgência urgentíssima para votação do Projeto 064/2023

Moção que homenageia os 50 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil também é aprovada

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 27, a Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou o regime de urgência urgentíssima para a votação do Projeto de Lei 064/2023, que destina o valor de R$ 150 mil para a APAE de Flores da Cunha, oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social. Com a aprovação do pedido, o projeto será votado na sessão da p´roxima segunda-feira, 04/12. Os vereadores também acataram a Moção de Congratulações pelos 50 anos de fundação do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil na Diocese de Caxias do Sul. Para receber o certificado de congratulações, foi convidado o Sr. Dijalmir da Rocha, coordenador e representante do MCC. No entanto, a moção é extensiva a todos os cursilhistas pelo trabalho de evangelização e que ajudam outras pessoas a descobrir e realizar vocações pessoais e comunitárias.

Durante o grande expediente, o vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) comemorou a conquista de um redutor de velocidade na Rua das Rosas, em Nova Roma, e outro na Linha 80, visando a segurança de todos. Em seguida, o vereador abordou a situação da avicultura no Estado do Rio Grande do Sul, destacando a crise enfrentada pelos produtores, e que pretende, por meio de uma moção, conseguir apoio das autoridades municipais para ajudar os avicultores da cidade de Flores da Cunha. O parlamentar cedeu uma parte do seu tempo para o vereador Horácio Rech (PSB), que também reforçou a dificuldade enfrentada pelo setor e a importância de unir esforços para auxiliar os produtores locais.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas), autora da Moção nº 019/2023, que congratula o Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil da Diocese de Caxias do Sul, pelos 50 anos de sua fundação, apresentou um pouco da história do MCC. A parlamentar destacou que o Movimento, iniciado em 1973 na diocese da região, tem como objetivo promover a vivência do cristianismo fundamental, criando núcleos de cristãos dedicados a difundir o Evangelho em diversos ambientes. Atualmente, o MCC está presente em 20 setores da diocese, abrangendo vários municípios, e já realizou mais de 320 Cursilhos, contribuindo ativamente para a evangelização através de oração, formação e ação.

O vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) expressou sua preocupação durante a sessão, destacando a transferência da Feira do Livro para 2024 devido à aprovação tardia do projeto via Lei de Incentivo à Cultura. Ele enfatizou a importância das feiras do livro na promoção da cultura e lamentou a lacuna gerada em 2023. Além disso, o parlamentar abordou a destinação dos gradis da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, armazenados na subprefeitura de Mato Perso, levantando preocupações sobre a segurança do material. O vereador também compartilhou informações sobre emendas impositivas, destacando alocações financeiras para habitação, academia ao ar livre, saúde, saneamento básico e pavimentação asfáltica em diferentes comunidades, ressaltando a relevância social e econômica desses investimentos.

Confira as propostas aprovadas:

Moção nº 019/2023, de Congratulações ao Senhor Dijalmir da Rocha, Coordenador do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil, Diocese de Caxias do Sul - MCC, extensiva a todos os Cursilhistas, pelo 50º aniversário de sua fundação.

Autoria: Vereadora Silvana De Carli

Entenda: O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento que tem como principal intuito a vivência do cristianismo fundamental. São criados núcleos de cristãos que desejam difundir o Evangelho em seus ambientes, que ajudam outras pessoas a descobrir e realizar a sua vocação pessoal e comunitária. Na Diocese de Caxias do Sul, essa jornada de fé e serviço completa 50 anos, com mais de 320 Cursilhos em Caxias e cidades da região, como Flores da Cunha. O objetivo da moção é homenagear o impacto positivo que o movimento tem sobre as comunidades, contribuindo para a evangelização em diversos setores da vida.