29/07/2021

Câmara de Vereadores congratula José Tomazzoni como Agricultor Destaque

Produtor rural da Linha 60 foi homenageado em sessão solene, nesta quinta-feira

Premiar a qualidade da produção rural do município, servindo como certificação e divulgação dos padrões de excelência buscados no setor primário, com harmonia entre produtividade e preservação ambiental. O objetivo do Certificado Agricultor Destaque foi atingido com êxito na noite desta quinta-feira, dia 29 de julho, quando a Câmara de Vereadores, em sessão solene, homenageou o produtor rural José Tomazzoni, 80 anos.

Nascido na Linha 60, em Flores da Cunha, José Tomazzoni é proprietário da Uvas Tomazzoni, fixada na mesma localidade. Com 18 hectares de área plantada, a Tomazzoni é uma empresa de agricultura familiar, que produz e comercializa hortaliças e frutas. Anualmente, chega a produzir 150 mil quilos de uva, 320 mil quilos de tomate e 30 mil quilos de pimentão, além de 1 milhão de litros de vinho. Há 35 anos tem como um de seus principais clientes a rede Walmart, para os quais comercializa a maior parte da sua produção.

A homenagem ao agricultor iniciou com a exibição do vídeo que conta a trajetória do entrevistado.

O vereador Diego Tonet se pronunciou em nome dos colegas do legislativo destacando a história inspiradora de Tomazzoni. “Tenho certeza que Seu José carrega uma história inspiradora, digna de muito respeito e por isso está aqui hoje para receber esta homenagem. Tenho certeza que você é motivo de orgulho para toda a comunidade de Flores da Cunha”, frisou.

Durante a solenidade, o prefeito César Ulian, destacou a vitalidade do homenageado. “A gente não consegue enxergar no senhor uma pessoa idosa. O senhor tem espírito jovem. Isso nos cativa, nos impulsiona a nos desafiarmos todos os dias. Que bom que o senhor é o nosso Agricultor Destaque”, afirmou.

O homenageado da noite, José Tomazzoni, agradeceu a comissão pela escolha, aos vereadores e aos seus familiares por darem sequência ao seu trabalho na agricultura. “É um momento de emoção pra mim, pois não esperava essa homenagem. Não sei se é merecida. Quero mandar um recado para todos os agricultores. Por favor, cuidem muito de não poluir as águas, pois no meu sentimento não sei quantos anos vão passar e se as águas forem todas poluídas o que vai ser dos nosso filhos e netos? Cuidem muito dos defensivos agrícolas, aqueles considerados tóxicos. Obedeçam às carências”, recomendou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clodomir José Rigo (Progressistas), afirmou que os agricultores são uma referência, um modelo de trabalhadores a serem admirados. “Seu José é um jovem de 80 anos. Falamos com emoção da história da vida e principalmente dos ensinamentos. Isso é o mais importante para nós. Saber ouvir a voz da experiência”, finalizou.

Tomazzoni foi escolhido por uma Comissão Especial, formada pela representante da Secretaria de Agricultura Stella Mari Pradella, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Olir Schiavenin, representante do Conselho Municipal de Agricultura, Daniel Ulian, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Fabiane Veadrigo e pela Emater, Raul Dalfolo.

Fotos: Shamila Carpeggiani