Os vereadores votarão 10 Projetos de Lei de autoria do Executivo em Sessão Extraordinária convocada pelo prefeito, César Ulian (Progressistas), nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 18h. A votação ocorre na sala de sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, e é aberta à comunidade.
Entre os projetos de autoria do Executivo está o PL nº 001/2025, que tem como objetivo a contratação temporária de professores para atender as demandas da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Conforme o texto da proposição, a contratação visa suprir lacunas ocasionadas por licenças legais, como licenças-maternidade e afastamento de professores que exercem funções de gestão ou coordenação pedagógica.
O PL nº 002/2025 trata sobre a transferência de recursos financeiros à Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e a abertura de Crédito Adicional Especial. O valor a ser repassado resulta da contrapartida exigida ao município para a execução da segunda etapa do restauro do prédio que abriga o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.
O Projeto de Lei nº 003/2025 dispõe sobre a abertura de uma rubrica de despesa específica para viabilizar a renovação da frota de caminhões da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O PL objetiva a aquisição de cinco veículos, incluindo um caminhão com cabine dupla, carroceria de madeira e capacidade para sete toneladas. Também serão adquiridos dois caminhões toco e dois modelos 6x4, ambos equipados com caçamba basculante. Já o PL nº 004/2025 visa adquirir duas motocicletas para a Guarda Civil Municipal.
Outro projeto que está em pauta é o PL nº 011/2025. A matéria aborda a revisão geral e o aumento real nos vencimentos e proventos dos Servidores Públicos Municipais ativos, inativos e pensionistas. O Executivo propõe a concessão do reajuste de 6% nos vencimentos, sendo 4,83% referentes à reposição salarial anual, calculada com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e 1,17% de aumento real.
Após, haverá uma Sessão Extraordinária convocada pela presidente da Casa, vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que colocará em pauta o reajuste dos servidores da Câmara de Vereadores – que não inclui aumento aos parlamentares. O percentual de reajuste é o mesmo proposto aos servidores do Executivo.
Saiba mais sobre os projetos de autoria do Executivo que estão em pauta:
Confira o texto das proposições na íntegra aqui.
Fonte: Bruna Marini | Assessoria de Comunicação