23/09/2022

Câmara entrega medalha Mérito Farroupilha ao CTG Galpão Serrano

Está é a primeira vez que a honraria foi entregue

Agraciar pessoas ou entidades que tenham se destacado na preservação e na valorização da cultura do movimento gaúcho no município. Este é o objetivo da medalha Mérito Farroupilha, criada pela Lei municipal 3474 de abril de 2020 e entregue pela primeira vez nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, ao CTG Galpão Serrano, em Ato Solene, na Casa Legislativa.

Autor da homenagem, o vereador Luiz André de Oliveria (Republicanos) reconhece a relevância do trabalho prestado pela manutenção e pelo desenvolvimento da cultura gaúcha no município, a ação congratula os 35 anos de fundação do CTG. “Homenagear o CTG Galpão Serrano é reconhecer sua belíssima trajetória como entidade gaúcha de Flores da Cunha, que com sua dedicação e comprometimento, mesmo superando muitos desafios ao longo de sua história, traduzem o resgate e a preservação do patrimônio histórico e cultural de nosso estado, contribuindo sobremaneira com o município de Flores da Cunha e com o estado do Rio Grande do Sul”, frisou.

O prefeito César Ulian disse que a entidade traz muita aprendizagem. "Vocês nos ensinam muito. E quando vejo os filhos de vocês, entendo os olhos dos pais quando veem essa gurizada dançando, envolvidas num CTG. Nos enchem de orgulho, parabéns pelos 35, uma história que vem sendo construída há muito tempo. è gratificante saber que temos pessoas comprometidas com a tradição”, afirmou.

O vice-prefeito Márcio Rech, que integra a entidade, destacou a coragem do povo gaúcho e o resgate da cultura. “Não é só uma bela dança, uma bela apresentação, uma bela declamação, é um resgate dos valores e que a gente tem que ensinar pros nossos filhos, de uma história muito bonita”, frisou.

O patrão da entidade José Luiz Mello de Jesus agradeceu pela homenagem. “Ficamos agradecidos pela homenagem em nome de todo o CTG. Estamos de portas abertas para acolher a todos. O que vale é nossa a integração, trazermos as pessoas para o município que saem falando tão bem de Flores da Cunha como acontece em nossos rodeios, um mérito do CTG, dos vereadores e do prefeito", contribuiu.

Allan Conz, ex-patrão do CTG, lembrou do lema da entidade “da bravura dos farroupilhas forjamos nosso ideal”. “É um trabalho sério, feito da forma correta, o tradicionalismo é levado a sério. E o objetivo do ctg dentro da comunidade é ser uma extensão da nossa casa, pois homenageamos nosso passado, onde vivemos em comunidade, respeitamos nossa companheira , nossa família e nossos valores”, destacou.

A solenidade foi abrilhantada com a participação dos artistas que integram a entidade. O Hino do Rio Grande do Sul foi interpretado pelo gaiteiro Antonio  Rafael Galvão, a segunda prenda Wemellin Lazarotto declamou a poesia Provincianas -Tributo às Mulheres da Pampa, de Luciano Salern e o grupo juvenil apresentou a dança tradicionalista Tatu com Volta no meio.

A história do CTG

O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Serrano foi fundado no dia 24 de abril de 1987, filiado à 25ª Região Tradicionalista e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Sua história teve início por iniciativa dos amigos Jayme Sgarioni, Doralino Scarmin, Hugo Pazetto e Sabino Costa que, voluntariamente, começaram a realizar a Ronda Crioula na Praça da Bandeira, com acampamentos, jantares campeiros e bailes. Com o crescimento dos eventos e o envolvimento da comunidade, o grupo decidiu formalizar a entidade, que teve como fundadores Henrique Maurina, Heleno José Oliboni, Homero Zorgi, Jaime José Sgarioni, Jackson Luiz de Souza, e Vilmar Salvador.

Hoje o CTG tem como patrão José Luiz de Jesus, vice-patrão Alcindo Boff, patrão da Campeira Eduardo Souza e diretora artística Joice Hoffmann de Oliveira. Responsável pela organização de uma das maiores festas populares de Flores da Cunha, o Rodeio Crioulo Nacional, a entidade realiza ainda invernadas artísticas (mirim, juvenil e adulta), torneios de laço, aulas de dança, fandangos, bailes e jantares, além de ser parceira na promoção da da Semana Farroupilha. Seus departamentos campeiro e artístico têm assídua participação em eventos regionais e estaduais, divulgando Flores da Cunha e o Rodeio Crioulo Nacional.

Também por força do departamento artístico do CTG, em parceria com o folclorista Paixão Cortes, foram lançados os livros Festas Rurais; Mais um Toque e Outras Marcas dos Antigamente; Ronda Crioula e Chama Crioula; 100 Temas de Nossos Bailares; que tiveram sua distribuição gratuita. Em 2009, por esta mesma parceria foi lançado o impresso O Laçador, Um Pealo na sua História.