Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
02/09/2022

Câmara entrega Medalha Mérito Florense a Alfeu Scortegagna

Homenageado é reconhecido por sua contribuição histórica e cultural ao município

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, em ato solene na Câmara Municipal de Flores da Cunha, o agricultor e contador de histórias Alfeu Scortegagna, 85 anos, recebeu a Medalha Mérito Florense, como reconhecimento pela sua trajetória de participação e preservação da história e da cultura de Flores da Cunha. A proposta partiu da vereadora Silvana De Carli e foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa. A medalha visa homenagear personalidades e entidades do município que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedoras do reconhecimento do Poder Legislativo. 

Alfeu Scortegagna nasceu em 28 de julho de 1937 é o segundo filho do casal Henrique Scortegagna e Vicenza Bordin Scortegagna. Casou-se com Léa Mascarello Scortegagna no dia 18 de abril de 1964 e juntos tiveram o filho André Scortegagna, que se casou com Elaiza Zim Scortegagna, pais de Valentina e Antonella. Filho de agricultores, trabalhou com a produção de uvas e criou um dos primeiros aviários do município, empresa que conduziu até a década de 1990. Por 60 anos foi um dos principais fornecedores para a Ritter Alimentos. E desde 2016 foi incentivador da criação da Vinícola Scortese, conduzida pelo filho André.

Atuante nas comissões e diretorias das comunidades da Linha 40 e do Travessão Alfredo Chaves, foi um dos responsáveis pela construção da igreja e dos dois salões comunitários da Linha 40. Em 1983, fez parte da Comissão do Centenário da Colonização Italiana do Travessão Alfredo Chaves. Em 2008 participou da Comissão dos Festejos aos 125 Anos da Colonização Italiana na comunidade entre outros feitos e atribuições, como foi enquanto esteve à frente da Comissão do Plebiscito para que o Travessão Alfredo Chaves e Linha 40, não fossem incorporados ao município de Nova Pádua e permanecesse no município mãe, Flores da Cunha. Na política, Scortegagna sempre foi um entusiasta e atuou como conselheiro nos bastidores das eleições. 

"Quando a gente vai na casa do seu Alfeu , a gente não vê o tempo passar, só ouvindo as suas histórias e vendo o amor que ele tem pela sua família, essa base que faz a diferença na estrutura familiar, que é algo que o seu Alfeu nos passa”, destacou a autora da homenagem, vereadora Silvana De Carli.

"Pra nós é uma alegria participar dessa homenagem, carrega muito significado. Queria ter a memória do seu Alfeu de lembrar datas específicas, chama atenção a sua verdade e sua honestidade. E não podemos homenagear o seu Alfeu sem falar da Dona Léa, sempre ao seu lado, junto com a família”, afirmou o prefeito César Ulian.

"Seja como pessoa, como profissional meu pai  é uma referência. Ele passa os princípios, é uma pessoa que conta suas histórias, não se omite a prestar ajuda. É um orgulho ter uma pai assim como exemplo e isso nos mostra que ser do bem vale a pena”, descreveu o filho do homenageado, André Scortegagna.

“Agradeço muito aos vereadores , à Silvana De Carli e ao presidente da Câmara. Sou muito agradecido por receber esta medalha. Me sinto honrado. Agradeço minha esposa, meu filho, às duas netas, aos meus irmãos e sobrinhos, todos presentes. Recebo a medalha como um bom florense, pra mim é uma honra”, agradeceu Alfeu Scortegagna.


Conteúdo Rodapé