Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
11/04/2022

Câmara entrega Moção ao projeto Conviver

Proposta de autoria da vereadora Silvana De Carli congratula 34 anos da instituição

COMPARTILHAR

Na sessão desta segunda, dia 11, os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações, de autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que homenageia as fundadoras do projeto Conviver, Alina Araldi (in memoriam), Lerinha Basso Salvador, Maria Helena Oliboni, Maria Zin Pedron e Clarice Zorzi Conz, extensiva às ex-coordenadoras e voluntárias, em celebração pelos 34 anos de serviços sociais prestados à comunidade idosa do município. A moção foi entregue no final da sessão.

 

A vereadora destaca a trajetória da instituição, fundada em 13 de abril de 1988 por um grupo de idosos que vislumbrou a oportunidade de realizar atividades culturais e de lazer. “Na época, quem tomou a frente para que o projeto se tornasse possível foram as fundadoras: Alina Araldi (in memorian), Lerinha Basso Salvador, Maria Helena Oliboni, Maria Zin Pedron e Clarice Zorzi Conz. A coordenação era responsabilidade de Alina Araldi e, posteriormente, o cargo foi sendo assumido por diversas outras pessoas sempre com o apoio de voluntários”, relembrou.

 

No início, o projeto realizava um encontro com chá da tarde, atividades e apresentações teatrais realizadas em um espaço que se chamava Casa do Idoso. “A participação da comunidade cresceu e o espaço ficou pequeno. As reuniões migraram para o salão paroquial e chegaram a reunir até 300 pessoas com mais de 60 anos. A caminhada foi de muitas conquistas, de muito trabalho, muita dedicação, mas também, de muita perseverança para superar os obstáculos que se impuseram”, lembra Silvana. 

 

Além das fundadoras e das coordenadoras, algumas voluntárias também marcaram a história do Conviver por sua dedicação incansável, como é o caso de Dorotéia Basso dos Reis, Aparecida Demoliner Sandi e Idalina Mascarello, que integram o grupo a cerca de 25 anos. Atualmente o Projeto integra as ações do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que é a porta de entrada da Assistência Social, e tem como objetivo fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, bem como prevenir situações de risco social. Dessa forma, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Senhora Michelle Lusa e a Coordenadora do CRAS Senhora Ingrid Stake Dambrós, juntamente com  voluntários, ficaram com a incumbência de dar prosseguimento a atividade “Um relevante trabalho social que proporciona melhor qualidade de vida às pessoas que tanto contribuíram ao longo de sua história e ainda contribuem com sua sabedoria e experiência de vida. A tarefa de construir o legado do Projeto Conviver não foi fácil, e também não será fácil a tarefa de dar prosseguimento a este belíssimo trabalho que vem sendo feito e, portanto, nessa data especial em que comemoramos 34 anos de existência do Projeto, nada mais

justo que homenagear quem o fez acontecer”, afirma a vereadora no documento.


Conteúdo Rodapé