03/06/2022

Câmara participa do encontro do Parlamento Regional da Serra Gaúcha

Em Farroupilha, vereadores debateram carga tributária de produtores da vitivinicultura

Na tarde desta quinta-feira, dia 2 de junho, a Câmara Municipal de Flores da Cunha, representada pelo presidente, Angelo Boscari Junior (PDT), esteve presente no encontro do Parlamento Regional. O principal tema debatido pelos parlamentares foi a carga tributária de produtores da vitivinicultura.

O encontro contou com a participação da AGAVI - Associação Gaúcha de Viticultores e da Fecovinho, que levantaram dados sobre a tributação elevada, que impossibilita a concorrência justa com o mercado internacional. O setor reivindica ainda a retirada do Substituto Tributário no suco de uva.

Conforme Boscari, as informações tratadas na reunião serão documentadas e entregues  na Assembleia Legislativa e Governo do RS. “Muitas questões foram levantadas: tráfico, alta tributária, incentivos para importação de produtos vindos do exterior. O problema está identificado, agora temos que buscar mecanismos que auxiliem nessas questões. Dar andamento ao projeto federal da Zona Franca da Uva e do Vinho, que engloba 30 municípios da Serra Gaúcha e visa diminuir os impostos sobre vinhos aumentando as vendas e competitividade desses produtos aqui na região onde mais se consome vinhos, além de pressionar os deputados, pois faz mais de nove meses que o projeto está na Comissão de Finanças e Tributação para que o auxílio a esse setor seja uma meta”, frisou o vereador.