24/11/2021

Câmara recebe profissionais do CREAS

Educadora e Assistente Social falaram aos vereadores sobre as funções do serviço

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Flores da Cunha recebeu em reunião no plenário, a assistente social, Camila Macedo, e a educadora social, Eliane Ferreira, do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O objetivo da reunião foi elucidar as principais funções e serviços da instituição.

As profissionais esclareceram as principais atividades desenvolvidas pelo CREAS, que oferece atendimento e acompanhamento familiar à pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram algum direito violado, como é o caso de idosos negligenciados pela família, abandonados, que sofrem violência patrimonial, física e psicológica, entre outros. Geralmente, as famílias são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, ou outro serviço que tenha atendido a situação. A assistente social, Camila Macedo reforçou que o CREAS é uma unidade especializada, com ações continuadas e de longa duração, e esclareceu ainda que um dos principais serviços é o PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, obrigatório em todo o país, e que atua no apoio e orientação às famílias, com casos de violação de direitos. Ela também destacou que atualmente a entidade tem cerca de 50 atendimentos em andamento no município.

Outro assunto levantado foi a elaboração junto ao Poder Executivo da legislação do SUAS, lei que institui Sistema Único de Assistência Social que deverá ser implantada no município.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) e os vereadores Angelo Boscari Junior (PDT), Diego Tonet (Progressistas), Horácio Rech (PSB) Luiz André de Oliveira (Republicanos) e Vitório Francisco Dalcero (MDB).