01/03/2022

Clodo Rigo destaca parcerias público-privadas

Para o vereador ações conjuntas fortalecem diferentes setores no município

Na sessão da segunda-feira, dia 28, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) cedeu seu espaço na tribuna ao vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) que apresentou dados sobre o turismo no município e no estado. O parlamentar falou da importância das festas tradicionais e das parcerias públicas e privadas, para que se faça um investimento mútuo para atrair turistas. Rigo também se mostrou favorável à liberação do uso de máscaras, especialmente ao ar livre.

O vereador apresentou as estatísticas do turismo no estado. “O estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2021, apesar da pandemia, foi o terceiro estado que mais teve aumento de turistas”, identificou. O vereador frisou que, na região da Serra Gaúcha, é comum que os turistas façam roteiros por mais de uma cidade, por isso, considera importante as parcerias público-privadas, as PPPs. “Nós sabemos que para o município para o estado entrar numa parceria público-privada a obra tem que ser grande montante em torno de R$ 20 mi no mínimo, mas o município em si ele pode fazer esses trabalhos trazendo a comunidade para junto de si, para fazer esse investimento mútuo para trazer o turista”, sugeriu.

Rigo tratou como exemplo os empreendedores que investem em turismo em Flores da Cunha em parceria com o Poder Executivo. “Não podemos só esperar que o município dê toda infraestrutura, tem que ter essa contrapartida”, destacou.

O vereador também destacou o projeto, criado por ele, que deu origem à lei ordinária nº 3403 em 2018, que cria  o programa “Adote uma Lixeira”, com o objetivo de estabelecer parcerias entre o Município e empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, com direito a publicidade. E comentou outras leis similares, como o programa “Um Canteiro pra Chamar de Seu”. “São maneiras de contribuir com o município. Esse trabalho conjunto, serviço público, empresas, o privado, as pessoas, as famílias, é que engrandece nossa cidade, que faz uma cidade ficar bonita”, disse.