02/06/2022

Clodo Rigo explana sobre investimentos no esporte

Vereador destaca investimento no município por meio de projetos do Estado

No grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 30, o vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) comentou o aumento na arrecadação do município e os investimentos do município na saúde, apresentados em audiências públicas na Câmara, nos últimos dias.  Outro tema levantado pelo parlamentar foram os projetos Ilumina Rs e Avançar no Esporte, no qual o município foi contemplado com investimentos de R$ 947.809,00, para possibilitar a construção de vestiário e instalação de iluminação no campo de futebol do Bairro União, a construção de vestiário no campo de futebol da localidade de São Gotardo e a instalação de iluminação no Bairro Parque dos Pinheiros.

O vereador explanou sobre o assunto devido às críticas da comunidade à aprovação do projeto lei nº 039/2022 que  altera as leis orçamentárias do município para possibilitar a construção de vestiário e instalação de iluminação no campo de futebol do Bairro União, a construção de vestiário no campo de futebol da localidade de São Gotardo e a instalação de iluminação no Bairro Parque dos Pinheiros. Obras que serão realizadas com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.

“Os municípios podiam se inscrever para arrecadar recursos para investir nas suas sedes. Flores da Cunha se inscreveu e nós fomos contemplados com quatro projetos para iluminação e infraestrutura nas áreas esportivas”, justificou. O Vereador esclareceu que o investimento governamental está dividido em faixas, conforme o número de habitantes. “Em contrapartida, nos projetos de infraestrutura o município tinha que oferecer, no mínimo, uma contrapartida de 10% sobre o valor da obra que iria executar. E no projeto Ilumina RS, o valor que o município tem que investir é em torno de 30% do valor da obra”, descreveu..

O vereador explicou que o Ilumina RS prevê a iluminação de espaços de esporte e lazer em áreas públicas ampliando o acesso e a segurança. “O projeto consiste no lançamento de edital que seleciona projetos de órgãos municipais para o financiamento total ou parcial de obras de infraestrutura de iluminação esportiva em quadras, campos e outros espaços destinados à prática esportiva”, acentuou. O vereador relatou ainda que as obras, que receberão os investimentos, são administradas pelo município. “Várias pessoas me ligaram também pensando que fosse no campo do Cruzeiro. Não tem nada a ver. O campo do Cruzeiro já tem o vestiário dele e é um campo particular. O município não tem que investir em campo particular então essa obra em São Gotardo é numa área de lazer lá no final do loteamento Bela Itália”, esclareceu.

Por fim, o vereador falou sobre a importância de interpretação das notícias que são divulgadas na mídia. “Não estou aqui criticando a mídia, mas às vezes a interpretação da notícia é que traz essa enxurrada de manifestações de pessoas. Muitas pessoas usaram as redes sociais para denegrir a nossa imagem, porque nós aprovamos, mas não olharam todo o teor do projeto”, justificou.