14/12/2021

Clodo Rigo reflete sobre contribuição dos vereadores por meio das emendas impositivas

Vereador numerou ainda ações e realizações da Câmara de Vereadores em 2021

O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) falou sobre as emendas impositivas ao projeto de lei 074/2021 e sobre a liberdade dos vereadores em direcionar os valores a uma determinada obra. Rigo também aproveitou para falar sobre os números da Câmara, abordando projetos, moções e requerimentos protocolados - destacando que todos foram aprovados por unanimidade - entre outras ações desenvolvidas pela casa.

Conforme o vereador, as emendas impositivas são uma ferramenta importante para que os vereadores possam atender as necessidades das comunidades e bairros. “Muitas vezes nós pudemos indicar e sugerir e hoje com a impositiva podemos exigir que o executivo faça tal obra ou invista tal valor em alguma sugestão feita por nós vereadores”, destacou.

O parlamentar ressaltou que o projeto de lei 074/2021, aprovado por unanimidade na sessão, também agrega as emendas impositivas protocoladas e aprovadas na sessão anterior. Rigo destacou a soma das emendas individuais e de bancadas que destina recursos para a pavimentação de mais um trecho da estrada que liga Otávio Rocha a Mato Perso, que atinge o valor de R$ 1.249.808,88, “No consenso nós pensamos pelo bem do município. Tenho certeza que no ano que vem vamos conseguir fazer mais um quilômetro ou mais desta estrada a comunidade sairá beneficiada. Uma estrada que há mais de 40 anos estão pedindo para ser pavimentada e que agora está virando realidade”, destacou. Outro valor destacado pelo vereador foram as demandas relacionadas à Secretaria da Saúde, que têm destinação obrigatória de valores, e que totalizam um montante de R$ 884.720,00.

Na penúltima sessão do ano, o vereador destacou ainda os números de ações e atividades realizadas pela Câmara de Vereadores. Até a data da sessão, foram 352 indicações encaminhadas aos respectivos órgãos competentes, 85 projetos de lei (78 aprovados e sete em tramitação), cinco projetos de lei complementar (quatro aprovados e um tramitando), seis projetos de resolução protocolados e aprovados, 71 requerimentos, 36 moções (duas de repúdio, oito de apoio e 26 de congratulações, além de 11 audiências públicas, 10 sessões extraordinárias, sete sessões solenes e cinco tribunas livres, além de um curso promovido em parceria com o IGAM. “É importante que saibam que não travamos nenhum projeto, nós deliberamos e todos eles foram aprovados por unanimidade. Talvez nunca tenha acontecido na história desta casa de passarmos um ano sem nenhum voto contrário, tudo aprovado por unanimidade”, avaliou.