02/09/2021

Clodo Rigo sugere investimento da iniciativa privada em escolas infantis

Vereador falou também sobre a comemoração do Dia do Perdão

Durante o grande expediente da sessão da última segunda, dia 30, o vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) também destacou a necessidade da instalação de escolas de ensino infantil em algumas comunidades do município, como Otávio Rocha, São Gotardo e Nova Roma. O parlamentar comentou ainda o Dia Nacional do Perdão, instituído em 2017 e comemorado no dia 30 de agosto.

Rigo relatou o aumento de cerca de 700 habitantes no município no último ano, conforme levantamento do IBGE. O vereador sugeriu a descentralização das escolas para levar a educação para mais perto dos bairros, incentivando ainda a abertura de instituições pela iniciativa privada. "Então estamos até usando este canal para divulgar à iniciativa privada. São Gotardo é uma comunidade que está aberta à iniciativa privada, que queira instalar na nossa comunidade uma creche, dentro dos requisitos que são exigidos. Pode ser até que o poder público possa, amanhã ou depois, construir, mas caso contrário, a iniciativa privada pode investir nesta escola e o poder público vai lá e compra as vagas”, sugere.

Outro tema abordado pelo vereador foi o Dia do Perdão. “Para entender um pouco da motivação desta lei, preciso primeiro citar o nome da autora do texto do projeto de lei 31/2015, a deputada federal Keiko Ota, que justifica como objetivo propor uma reflexão sobre o tema, além de ressaltar a luta de diversos movimentos sociais e parentes por justiça”, afirmou. O vereador aproveitou para refletir sobre o tema, completando que ao perdoar não é preciso se reconciliar com o outro, mas conviver com ele. “O indivíduo que compreender o que é o perdão estará se livrando de um fardo desnecessário que poderia se arrastar por toda sua existência. Perdoar é algo que faz por si próprio e não pela pessoa que o ofendeu. Abrir mão de emoções negativas que te fazem sentir mal está no centro da questão do perdão, e não sua relação com o outro que causou o desconforto”, expressou.