30/06/2021

Clodo Rigo volta a comentar lombadas eletrônicas

Vereador enalteceu o crescimento de atletas do município em diferentes modalidades

No grande expediente da segunda, dia 28, o vereador Clodomir José Rigo (PROGRESSISTAS) voltou a comentar sobre as lombadas eletrônicas, se posicionando contra o uso do equipamento e destacando que são 18 instaladas no município. O parlamentar falou ainda sobre o Plano de Obras com atenção para as praças de pedágio.

O vereador destacou que após sua manifestação sobre as lombadas no dia 8 de junho, voltou a fazer alguns levantamentos sobre a questão. “Todos sabem que temos no município 18 equipamentos, um contrato feito por licitação lá em 2017, renovado a cada ano por mais 12 meses, o qual estaria vencendo agora final de novembro”, lembrou. Conforme o parlamentar o último contrato foi assinado dia 5 de novembro de 2020, no valor de R$ 2.110,72 para cada equipamento. “Sou contra a lombada eletrônica. Acho que uma lombada, uma elevada, os nossos antigos quebra-molas teriam o mesmo efeito e trariam menos prejuízos aos condutores. Limitaria a velocidade que é a função do quebra-molas, da lombada eletrônica, é limitar a velocidade e teria o mesmo efeito”, frisou.

O vereador afirmou que já levou a sugestão ao prefeito e informou que o Executivo projeta remodelar a mobilidade urbana da cidade. “Isso inclui as lombadas eletrônicas, as nossas sinaleiras, guardas de trânsito, os nossos guardas municipais, a aplicação de sistema rotativo pago, assunto que levantei lá em 2018 mas não teve andamento. Nossa cidade já carece de um estudo mais direcionado sobre este assunto”, defendeu.

Rigo destacou ainda que o executivo deverá contratar uma empresa para fazer o levantamento e dar as diretrizes sobre o município, contemplando infraestrutura urbana, mobilidade, entre outros. “Sugeri a retirada de meia dúzia, principalmente essas lombadas eletrônicas que estão dentro da nossa cidade. Acredito que no mínimo boa parte destes equipamentos possam ser retirados da nossa cidade para parar de pagar esses R$ 2.110 por mês de cada equipamento”, reforçou.

O vereador levantou ainda o programa Avançar RS. Rigo apontou que o Executivo tem participado semanalmente das reuniões com entidades e representantes do Governo do Estado e defendendo sim os assuntos da Serra. “Estive quarta-feira juntamente com o vereador Diego lá na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, numa reunião pública, estava lá também o responsável da secretaria extraordinária e parcerias, Leonardo Busato, explicando todas essas concessões. Na quinta-feira, estive em Garibaldi, na reunião do Parlamento e também o assunto principal foram as concessões. Nas concessões, o bônus é de Caxias a Porto Alegre, pista dupla, tem trechos com pista tripla, elevadas, e o ônus ficou pra região norte, a nossa região”, lamentou.